Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Morre, aos 78 anos, o carnavalesco Joãosinho Trinta
Ele seria homenageado no carnaval de 2012 pela escola de samba Beija-Flor. Foi nessa agremiação que o carnavalesco fez seu nome e impôs sua marca nos desfiles
O carnavalesco Joãosinho Trinta, de 78 anos, morreu sábado no Hospital UDI, em São Luís, no Maranhão. Ele estava internado desde o último dia 3 com insuficiência respiratória e sepse. Nesta semana, Joãosinho teve complicações intestinais. Em maio, ele ficou 37 dias hospitalizado por causa de uma pneumonia seguida de insuficiência cardíaca. O carnavalesco nasceu em 1933, em São Luís, e mudou-se para o Rio nos anos 1950. Uma década depois, começou a trabalhar no carnaval como assistente da escola de samba Salgueiro, na zona norte. Mas foi na Beija-Flor que transformou os desfiles da Sapucaí e se tornou o principal carnavalesco do Rio.
Comandanto o carnaval do Salgueiro, Joãosinho foi campeão em 1974 e 1975. Depois de se desentender com a diretoria da agremiação, ele foi para a escola de samba Beija-Flor. A partir daí, sagrou-se como o grande homem do carnaval. O carnavalesco deu à escola de Nilópolis, na Baixada Fluminense, os campeonatos de 1976, 1977, 1978 e 1983. Joãosinho deixou a marca do luxo na Sapucaí. O seu nome foi destaque também em 1989, quando se deu uma celeuma entre o enredo da Beija-Flor e a Igreja católica. Na ocasião, com o tema Ratos e Urubus, Larguem a Minha Fantasia, Joãosinho queria colocar na Avenida uma imagem de cristo como mendigo.
Em nota, a Beija-Flor lamentou a morte do carnavalesco, responsável por elevar a escola ao nível das maiores do Rio. “Ele tinha um espírito inovador e ousado e foi peça importante para a transformação dos desfiles das escolas de samba no espetáculo que temos hoje. A Beija-Flor está profundamente consternada e tenho certeza que é o mesmo que está sentindo toda a nossa comunidade”, afirmou Laíla, diretor de carnaval da agremiação.
O carnavalesco esteve no Rio em setembro para visitar o barracão da Beija-Flor e conhecer o planejamento para o desfile de 2012, cujo tema será o aniversário de 400 anos de fundação de São Luís do Maranhão. “Ele estava muito animado com o desfile e estava programando estar com a escola na Avenida. Ele seria o destaque principal do último carro e receberia uma grande homenagem da Beija-Flor na Marquês de Sapucaí”, disse Laila.
Veja.abril.com.br