Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Os novos campeões brasileiros de Canoagem Velocidade
Terminou domingo (04/12), em Curitiba, o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade 2011, evento que reuniu canoístas de todas as regiões do Brasil
Os sonhos de muitos jovens canoístas realizaram-se ontem no Parque Iguaçu, em Curitiba, com o término do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade 2011, evento que reuniu 372 atletas de 13 estados brasileiros neste fim de semana no Paraná. Dentre os destaques do evento a presença dos principais canoístas da seleção brasileira e a imensa quantidade de novos atletas demonstrando o crescimento do esporte no país.
O objetivo de muitos desses jovens canoístas é a sonhada medalha olímpica, oportunidade que a dupla do C1 Masculino 200m formada por Erlon Souza (20 anos) e Ronilson Oliveira (21 anos), terá nos Jogos Olímpicos Londres 2012 ao representar a canoagem brasileira e servir de exemplo para a nova geração que desponta.
Segundo Erlon para se chegar nesse objetivo é preciso muito esforço e dedicação. “Certamente esses meninos podem conseguir o que nós conseguimos. Mas só chegamos aqui com muito treinamento e enfrentando muitas dificuldades”, disse o canoísta que ganhou com Ronilson sua primeira medalha em eventos internacionais há apenas dois anos nos Jogos Sul-americanos de Medellín.
O exemplo da dupla brasileira classificada para Londres 2012 é estímulo para toda a geração que desponta no esporte. Para Marcos Scolar (12 anos), campeão brasileiro no K1 Escola Infantil nos 1.000 e 500 metros, um evento como esse é muito bom para ver de perto os atletas da seleção brasileira. “Só de ver o pessoal competindo já consegui melhorar minha técnica de remada. É muito bom estar aqui”, disse o jovem canoísta da ACEN de Caxias do Sul/RS.
“A Canoagem Velocidade é um esporte com imenso potencial de crescimento no Brasil, mas para que os jovens sejam descobertos e venham a se tornar futuros campeões precisamos trabalhar incansavelmente para fornecer estrutura e treinamentos propícios para que isto ocorra”, argumentou Sebastián Cuattrin, supervisor do Comitê de Canoagem Velocidade da CBCa.
Atletas de Piraju dominam o campeonato
Os atletas da APEN (Associação Pirajuense de Esportes Náuticos – Piraju/SP) mostraram que, além de dominarem as provas de do Circuito Brasileiro de Canoagem Slalom, também são muito fortes na Canoagem Velocidade ao conquistarem neste domingo o título de campeã geral por equipes do evento com 264 pontos. Em segundo lugar ficou a ACEN (Associação Caxiense de Esportes Náuticos – Caxias do Sul/RS) com 164 pontos e em terceiro a ACC (Associação Cacaueira de Canoagem – Itacaré/BA).
Segundo Romerson de Mattos, treinador da APEN, o segredo é não exigir obrigatoriamente bons resultados dos jovens atletas e sim incentivá-los a sempre se dedicarem ao realizarem qualquer coisa na vida. “Sempre incentivamos o espírito de equipe e a rivalidade saudável, fazendo das dificuldades nossa motivação. Acho que esse é o segredo de Piraju ser um celeiro de atletas no país”, contou.
Árbitra brasileira convocada para Londres 2012
Há pouco menos de um mês a organização dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e a Federação Internacional de Canoagem anunciaram a convocação da árbitra brasileira Chrystina Letino Vanicek para a composição do quadro de árbitros internacionais do evento. Chrystina é árbitra internacional há 13 anos e trabalhou como chefe de arbitragem do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade 2011.
O evento foi disputado nas distâncias de 1.000, 500 e 200 metros, para caiaque e canoa, masculino e feminino, nas categorias Infantil, Menor, Cadete, Júnior, Sênior e Máster. Todos os resultados do dia estão disponíveis no site da CBCa (www.cbca.org.br). Durante as noites do campeonato a CBCa também realizou um workshop com os treinadores sob orientação do Head Coach da Seleção Brasileira de Canoagem o húngaro Zoltán Bakó.
O Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade 2011 teve organização da Confederação Brasileira de Canoagem e contou com apoio do BNDES, Governo do Estado do Paraná (Secretaria Estadual do Esporte), da Prefeitura Municipal de Curitiba (Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude) e Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais (Secretaria Municipal de Esporte), Polícia Militar do Paraná e Sanepar. A apuração das provas foi realizada pela IMAS, empresa alemã especialista em sistemas de cronometragem e photofinish em provas internacionais de canoagem.
Comunicação Canoagem
imprensa@cbca.org.br