Secretaria da Educação sorteia 7.424 candidatos para ensino profissional

 Secretaria da Educação sorteia 7.424 candidatos para ensino profissional

Dos 115.846 candidatos inscritos (número recorde) para os Centros Territoriais e Estaduais da Educação Profissional, na capital e interior, 7.424 foram contemplados no 6º sorteio eletrônico realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, na tarde de terça-feira (13), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Paralela, de acordo com o número de vagas oferecidas nas unidades.

Uma das beneficiadas é a dona de casa Lidiane de Jesus Rodrigues Queiroz, que depois de dez anos sem estudar fará o curso técnico de nível médio em Análises Clínicas, em Salvador. “Estou muito feliz, com o coração acelerado. Espero fazer o curso e ter um futuro promissor. Este foi meu melhor presente de fim de ano”, comemorou Lidiane ao receber a saudação do marido, Carlos Alberto Queiroz. “Ela parou de estudar antes de a gente casar. Temos um filho de 10 anos e, nesse tempo, se dedicou a cuidar dele e da casa. Agora, resolveu voltar a estudar. Estou muito feliz porque ela terá mais chances de entrar no mundo do trabalho”.

O sorteio foi acompanhado por órgãos controladores do Estado. Representando o Ministério Público e a Procuradoria Geral de Justiça, a coordenadora do Centro de Apoio de Defesa da Educação, Terezinha Lobo, ressaltou a importância do sorteio para permitir a disputa em igualdade de condições entre os candidatos. “Fico muito contente em ver a preocupação do Estado em dar efetividade à Educação Profissional da Bahia. Quero demonstrar também meu contentamento pelo acolhimento a dois princípios muito importantes – a transparência que a secretaria procura empreender e a reparação, justamente no sentido de trazer essas pessoas do ensino médio público”, disse Terezinha.

Ampliação

O superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima, também representando o Conselho Estadual de Educação (CEE), destacou que o número recorde de inscritos “aponta para a necessidade de ampliação permanente da Educação Profissional”. Ele afirmou que a meta do Estado é chegar a 60 mil vagas, em 2012, e alcançar 84 mil vagas até 2014.

Ainda segundo Almerico, a rede baiana é hoje a terceira maior do país em oferta de vagas, atrás apenas de São Paulo e Paraná. “É importante dizer que o Estado é o maior provedor de cursos técnicos na Bahia, na frente dos institutos federais e do Sistema S. Em 2012, a rede passará a ofertar também cursos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Nosso objetivo é formar pessoas para que ocupem os espaços gerados pelas demandas do desenvolvimento do nosso estado”.

Teste de habilidade

Os candidatos contemplados no sorteio eletrônico para os cursos no eixo tecnológico produção cultural e design, oferecidos pelo Centro Estadual de Educação Profissional em artes e design, em Salvador, passarão por um teste de habilidade específica, de caráter eliminatório, que será aplicado no Centro durante o período de matrícula. Os estudantes deverão comparecer ao local com os documentos necessários, pois, se aprovados, efetivarão a matricula imediatamente após o teste.

Matrícula

Nos dias 24 e 25 de janeiro de 2012 será realizada a matrícula nos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional, onde os contemplados se inscreveram. É preciso apresentar cópias e originais do CPF, histórico escolar, carteira de identidade, comprovante de residência e duas fotos três por quatro. O início das aulas está previsto para 7 de fevereiro do mesmo ano. Mais informações estão nos sites da Secretaria da Educação e da Educação Profissional.SECOM

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *