Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Colegiado Ampliado registra cinco anos de avanços na saúde baiana
O Programa Bahia Saudável, com as perspectivas e os desafios para o período de 2012 a 2015, foi um dos assuntos destacados na reunião do Colegiado Ampliado da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), que aconteceu no dia 29 de dezembro, no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador, quando o secretário Jorge Solla fez um balanço das ações realizadas em 2011 e uma breve retrospectiva dos últimos cinco anos. No evento, houve o lançamento do Manual de Procedimentos para Vacinação.
Solla destacou o investimento de mais de R$ 4 milhões na construção e ampliação de centrais de regulação nas macrorregiões baianas, o credenciamento do Hospital Martagão Gesteira em cirurgia cardíaca pediátrica e a atuação do Programa Saúde em Movimento.
O Saúde em Movimento possui 42 procedimentos que tratam e previnem as causas da cegueira e ofereceu atendimento para pacientes de 378 cidades, com cobertura a 90% dos municípios baianos, além de realizar 13 mil cirurgias de catarata e mais de 20 mil consultas oftalmológicas.
O secretário citou também os avanços na área da atenção básica. “A Bahia foi o estado com o maior crescimento proporcional da cobertura de saúde da família no Nordeste do país, com um aumento de mais de 12%. De 2007 a 2011, foram 397 unidades de saúde da família entregues”.
Ele falou ainda da desprecarização dos agentes comunitários de saúde, “com 99,72% dos profissionais regularizados e mais de três mil novos empregos”.
Destaque também para o trabalho da comunicação para divulgação e expansão das informações levadas ao cidadão usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) e o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), por meio do acordo de cooperação técnica.
Na área de gestão do trabalho e educação em saúde, Solla ressaltou a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos para os servidores da Sesab e a convocação de mais de quatro mil profissionais do concurso público no período de 2009/2011.
Rede Cegonha – Em 2011, a saúde também alcançou vitória no campo das ações voltadas para as maternidades. Para o secretário, com a adesão ao Programa Rede Cegonha, voltado para a assistência materno-infantil, ocorreu a inauguração do primeiro centro de parto normal da rede, na Mansão do Caminho.
Foram entregues 1.665 equipamentos para 29 hospitais-maternidade da Bahia, em parceria com o Ministério da Saúde (MS), e 501 profissionais de saúde qualificados para desenvolver ações de saúde integral à saúde da mulher.
Vigilância em saúde – Na área da vigilância em saúde, Solla citou a distribuição de mais de 100 milhões de doses de vacinas, implantação da vacina contra pneumococos para crianças menores de um ano, implantação da vacina de combate à meningite do tipo meningocócica C, com cobertura na faixa etária menor de cinco anos para toda a Bahia em 2010, e investimento de cerca de R$ 45 milhões para a faixa etária de dez a 24 anos em Salvador.
No ano passado, a Sesab registrou uma redução de 26% dos casos da doença no estado, em comparação a 2010.
Ampliação e promoção da saúde e prevenção de doenças – Dentre as perspectivas e os desafios para a realização dos Compromissos do Programa Bahia Saudável do PPA 2012-2015 apresentados pelo secretário, está a ampliação das ações de proteção e promoção da saúde e de prevenção de doenças, do acesso da população às ações e serviços de atenção à saúde, financiamento para investimento na melhoria da infraestrutura da rede, fortalecimento da atenção básica e qualificação na política de assistência farmacêutica.
O Colegiado Ampliado seguiu com o diálogo Perspectivas e Desafios 2012/2015, organizado em blocos, de acordo com os Compromissos do Programa Bahia Saudável, com a participação de superintendentes, diretores e técnicos da Sesab, conduzido pelo chefe de gabinete Washington Couto e pelo coordenador de Projetos Especiais, Washington Abreu.