Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Governo anuncia a contratação de 3 mil professores para a rede federal
Docentes trabalharão nas universidades federais brasileiras. Contratos terão duração de seis meses, prorrogáveis por mais seis.
Os ministérios do Planejamento e da Educação publicaram, na edição desta segunda-feira (30) do “Diário Oficial da União”, uma portaria interministerial determinando a contratação de 3.059 professores universitários para o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Parte dos profissionais será incorporada às instituições a partir de março, e o restante a partir de abril.
De acordo com a portaria, assinada pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e pelo novo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que tomou posse na última terça-feira (24), o contrato entre o governo e os professores terá duração de seis meses e poderá ser prorrogado por mais seis.
Entre março e agosto de 2012, 900 professores serão contratados com carga horária de 40 horas semanais, e 900 com carga horária de 20 horas semanais. A partir de abril, e até setembro deste ano, outros 629 profissionais trabalharão nas universidades federais com carga horária de 40 horas semanais, e 630 contratados no regime de 20 horas semanais.
A contratação dos docentes será feita, segundo a portaria, por meio de processo seletivo simplificado, modalidade usada para vagas temporárias com duração determinada. Segundo o documento, “poderão ser contratados profissionais previamente selecionados em processo seletivo simplificado realizado anteriormente, exceto quando selecionados exclusivamente por análise curricular”.
Ainda segundo a portaria, caberá ao MEC distribuir os professores de acordo com as demandas das 59 universidades federais.