Graça Pimenta adverte para doenças comuns no verão

 Graça Pimenta adverte para doenças comuns no verão

Parlamentar ressalta importância de cuidados nesse período

 

Vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa, deputada estadual Graça Pimenta

Os brasileiros estão aproveitando desde o dia 22 de dezembro a estação mais quente do ano. O verão proporciona muitos momentos de lazer, mas também exige cautela devido a frequentes doenças como insolação e desidratação. Como profissional de saúde e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa, a deputada estadual Graça Pimenta (PR) ressalta importância de cuidados nesse período.

 “O verão exige cuidados frequentes como uso de protetor solar, chapéu, óculos escuros e a ingestão de água e alimentos leves, nutritivos e bem armazenados e manuseados, para evitar o aumento do número de casos de intoxicação alimentar, desidratação e insolação. O calor e o excesso de umidade também aumentam a proliferação de bactérias, fungos e mosquitos e os riscos de transmissão de doenças como dengue e febre amarela. No caso da dengue, é preciso verificar frequentemente vasos de plantas, pneus e caixas d’água, ambientes propícios ao acúmulo de água, para evitar a proliferação do Aedes Aegypti”, adverte a parlamentar.

Doenças como intoxicação alimentar causam diarréia, febre, náuseas e vômitos. A cólera também é transmitida pela ingestão de água ou alimentos contaminados pelas fezes ou vômitos de um doente. A doença ocorre, ainda, pela ingestão de comidas infectadas por pessoas que os manipularam com as mãos sujas, bem como por moscas e outros insetos. A dengue, por sua vez, possui como sintomas febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores pelo corpo e náuseas. Já a febre amarela clássica pode ocasionar febre elevada, náuseas, queda no ritmo cardíaco, prostração e vômito com sangue.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *