Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Graça Pimenta alerta população sobre sarampo e rubéola
Ministério da Saúde recomenda vacinação para viajantes
As pessoas que pretendem visitar outros países neste período de férias estão sendo alertadas pelo Ministério da Saúde para se vacinarem contra sarampo e rubéola. O órgão segue orientação da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), pois os vírus causadores dessas doenças ainda circulam intensamente em diversos países do mundo.
A deputada estadual Graça Pimenta (PR), que é vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL), alerta população sobre importância da vacinação e o risco de reintroduzir estas doenças no Brasil. “Ao viajar, as pessoas ficam expostas ao risco de contrair doenças, em especial sarampo e rubéola, e aquelas que não foram vacinadas podem contribuir para a reintrodução dessas doenças no Brasil. Por isso, a necessidade de se vacinar, não só contra sarampo e rubéola, como também outras doenças para manter o cartão de vacinação em dia e evitar possíveis epidemias no país”, declara a parlamentar.
A OMS alerta que é importante os viajantes não vacinados receberem a vacina pelo menos 15 dias antes de viajarem. A vacina dupla viral, disponível na rede pública, é eficaz contra sarampo, rubéola e caxumba. Além disso, crianças que receberam a vacina tríplice viral entre os seis e 11 meses de vida devem ser revacinadas aos 12 meses de idade. Apenas as pessoas que apresentam contraindicações médicas e crianças menores de seis meses de idade não devem ser vacinadas.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Europa enfrenta uma epidemia de sarampo com mais de 25 mil casos registrados em 33 países. Em 2006 foram registrados 57 casos na Bahia com fonte de infecção desconhecida, com identificação de genótipo que ainda não tinha circulado no país. Em 2010, foram confirmados 68 casos no país, ocorridos no Pará, Rio Grande do Sul e Paraíba.
Em 2011 foram registrados 42 casos de sarampo no país, em oito estados, todos importados ou associados, sendo que um caso foi registrado na Bahia, 26 em São Paulo, sete no Rio Grande do Sul, quatro no Rio de Janeiro, um no Distrito Federal, um em Minas Gerais, um no Piauí, e um no Mato Grosso do Sul.
O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. A rubéola também é transmitida por vírus e sua transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar e respirar. Os sintomas mais comuns são febre e exantema, inflamação de gânglios e artralgia.