Paulo Afonso foi contemplado com o Rede Cegonha que vai ser instalada no Hospital do BTN

 Paulo Afonso foi contemplado com o Rede Cegonha que vai ser instalada no Hospital do BTN

“A maternidade do HMPA foi fechada porque ela não estava funcionando dentro dos padrões estabelecidos pelo ministério. E não temos em Paulo Afonso obstetra com formação na área para ter duas obstetrícias de urgência funcionando”.

Em entrevista a jornalista Denise Cordeiro – RBN- Dr. Aureliano, secretário de Saúde do município de Paulo Afonso fala sobre HNAS,UTI, Rede Cegonha e maternidade do BTN

 – Todas as mulheres de Paulo Afonso e da região compactuada, são bem atendidas no HNAS e lá existe berçário de médio risco. Com isso, nós também acabamos com um esquema de mulheres, que vinham de outros lugares somente para ligar trompas, o que o ministério da saúde (MS) não permite e a auditoria já tinha constatado.

Paulo Afonso foi contemplado com o Rede Cegonha que é um programa do Governo federal, instituído pela presidente Dilma e possui três vertentes. A primeira é a casa de Parto Normal – É essa casa que vai ser instalada no Hospital do BTN, mas nela só acontece parto normal. Se caso o parto não for normal a paciente é removida imediatamente para o HNAS, que fica há dez minutos. Em algumas cidades se faz o parto normal, mas não faz à cesariana porque não existe anestesista e nem obstetra. Devemos inaugurar o projeto até junho e o recurso esta garantido pelo governo federal.

A segunda é A Casa de Acolhimento da Gestante da PROERPA – É para acolher gestantes que possui alguma patologia, mesmo não estando no tempo de dar a luz. Acolhe também mulheres no pós- parto e que o filho precisa ficar internado no berçário. É uma casa de apoio onde até as mulheres da Zona rural e de outras cidades podem ficar se precisar. A casa de acolhimento deverá ficar nas instalações do HNAS.

A terceira e ultima vertente do Rede Cegonha é a UTI – No começo seriam seis leitos, mas agora foi compactuado, com Dr. Jorge Solla, Secretário de Saúde da Bahia, que serão dez leitos. A mesma quantidade de médicos que atende seis atende dez e o custo é quase o mesmo. Essa UTI deve ser instalada no Hospital Municipal de Paulo Afonso, porque é ele que está em nossa gestão, o HNAS é da Chesf e não podemos instalar lá que é cadastrado como privado no SUS, mas todo recurso já está garantido no orçamento de 2012 e o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, me garantiu, assim como, Dr. Solla.

O Programa Rede Cegonha é isso, é para garantir um bom atendimento para as mães de Paulo Afonso. Já garantimos e estou com a portaria ministerial, instituindo um auxílio transporte de R$ 50,00, para que as mães possam se transportar e diminuir o risco de morte na maternidade.

6 Comments

  • É estranho que não tenha surgido até o momento nenhum comentário
    das pessoas que fazem oposição ao prefeito, referente a esta notícia.
    Quando vislumbra que o problema poderá ser resolvido, a oposição
    como não elogia, simplesmente, cala-se.

  • só acredito vendo ………….

  • Concordo com Dr. Paulo Lopis , eu acredito que o prefeito quando
    aliou-se ao Governador e a Presidente Dilma foi pensando em pugnar
    buscar o melhor para para o povo ,pois,ficava difícil as conquistas só
    com recurso próprio .Cabe Agora divulgação mais ampla,carro de som,
    distribução de folder , com os fatos seguros e aplaudidr as ações do
    governo nas inaugurações.A aposição tem que estar aolado do povo.

  • isso é propaganda entecipada meu caro Manoel , agora o que eu fico impressionado é como se trabalha tanta no ultimo ano de uma gestão sendo ela compsota por 04 anos , politco brasileiro n toma jeito mesmo .

  • LAURO melhor tarde do que nunca desde o primeiro dia do mandato que o prefeito trabalha e oposição só atrapalha torcendo contra divulgando mentiras no site mentiroso com um mecânico e uns colunistas que todos os dias tem que inventar uma mentira prejudicando a imagem da cidade Anilton é o melhor prefeito da Bahia ou melhor dizendo do Brasil.

  • Lauro, uma gestão de quatro anos onde só no último ano que resolvem “trabalhar” é pura enganação. Só sendo idiota para acreditar nisso.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *