Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Turistas sergipanos são barrados e humilhados na Espanha
Chegou na madrugada de quarta-feira, 04, em Aracaju, o grupo de sergipanos que foi barrado e humilhado na Espanha.
O grupo formado por um adulto e dois adolescentes viajou no último domingo (31) para passar 15 dias em férias, mas não conseguiu entrar no país, mesmo estando com toda documentação regularizada, incluindo carta convite expedida por familiares que residem em Madrid, capital da Espanha.
O sonho se transformou em pesadelo
Eles ficaram 48 horas presos em uma sala com direito a banho uma vez por dia. Não puderam trocar de roupa, pois a mala, documentação, dinheiro e celular foram confiscados.
Apesar de todas as tentativas, inclusive a intervenção do consulado do Brasil na Espanha nada foi resolvido. Emocionalmente abalados eles voltaram para Aracaju.
Antes tiveram que prestar depoimento na Polícia Federal da Bahia. Os policiais ficaram indignados com a situação que vem se tornando comum para brasileiros no país europeu. Para chegar à capital sergipana, o grupo teve que procurar as companhias aéreas para comprar passagens. Porém, o preço por pessoa seria de aproximadamente R$ 400, com isso eles optaram por alugar um táxi e assim completar a viagem para casa.
Segundo Ana Cristina Azevedo, tia de um dos adolescentes a viagem foi planejada com um ano de antecedência. “Toda a família se empenhou em proporcionar este presente a ele, que infelizmente terminou em frustração. Não estou falando somente em danos materiais, afinal investimos muito nesta viagem, a primeira internacional deles, mas o pior de tudo foi a humilhação e os danos psicológicos causados pelo constrangimento. Meu sobrinho foi colocado até em um camburão como se fosse um bandido, isso é um absurdo”, disse Ana.
Ainda de acordo com Ana Cristina, o grupo ficaria hospedado na casa de familiares em Madrid, onde inclusive uma festa surpresa havia sido preparada para recepciona-los. No entanto, quando alguns familiares foram busca-los no aeroporto espanhol, tiveram a informação de que eles estavam retidos para averiguação.
“Nossos familiares nos ligaram da Espanha informando o que havia ocorrido, e não acreditamos no que estava acontecendo. A única informação que obtivemos e que meu sobrinho e os amigos também tiveram das autoridades, foi a de que a carta convite expedida pela família na Espanha, deveria ter sido feita pela Polícia Federal espanhola. Fato esse que foi contestado pela própria PF em Madrid”, revelou Ana.
Um advogado foi contratado pela família na Espanha e o mesmo informou que a justificativa para a retenção do grupo era no mínimo equivocada. “Nosso advogado contestou a informação prestada pela fiscalização do aeroporto, e procurou a Polícia Federal que também confirmou que a carta expedida pela família era suficiente para a entrada dos turistas no país. Além disso, outra familiar nossa embarcou em Aracaju com destino à Espanha na semana passada com as mesmas documentações, inclusive a carta convite da família, e entrou no país sem problemas. Fato esse, que nos intrigou ainda mais diante do problema com os demais”, enfatizou.
A família estuda a possibilidade de entrar na Justiça para pedir o ressarcimento das passagens e seguro viagem pagos à companhia aérea. Além disso, um documento será enviado ao Ministério das Relações Exteriores, relatando os problemas enfrentados pelos turistas e a falta de ação do consulado e da embaixada do Brasil na Espanha, que ao serem procurados informaram que nada poderiam fazer para solucionar ou amenizar problema.
Por Denise Gomes, do Emsergipe.com
4 Comments
ESTE MALDITO PÁIS VEM SE DESTACANDO NOS NOTICIÁRIOS DO BRASIL E DO MUNDO EM QUE RECLAMA DO DESEMPREGO POR LÁ POR CAUSA DA CRISE.
EU ACHO É POUCO A CRISE POR LÁ, ISSO SE CHAMA IMCOPETENCIA DO GOVERNO ESPANHOL QUE EXPULSA ESTRANGEIROS, E DEPOIS FICA RECLAMANDO DO DESEMPREGO NOS HOTEIS E ÁREAS DE LAZER, TRANSPORTE ETC.
ATENÇÃO. A EXATAMENTE 1 ANO ATRAZ A ESPANHA FOI DESTAQUE NA SEGUINTE NOTICIA.
COMPANHIA AÉREA IBÉRIA PERDE 60% DOS SEUS PASSAGEIROS, E ASSIM VOS FICAM VAZIOS ATÉR EM ÉPOCAS DE AUTA TEMPORADA.
MAS ATENÇÃO ESTA BAIXA NOS LUCROS DAS COMPANHIAS AÉREAS DA ESPANHA NÃO TEM NADA HAVER COM A CRISE ECONMICA EUROPEIA, PELO CONTRÁRIO, QUANTO MAIS BRSILEIROS E EXTRANGEIROS FOREM BARRADOS NAQUELE MALDITO E FAMIGERADO PAÍS, MAIS VAZIOS OS VOO DE LÁ VÃO FICAR, E EU QUERO MESMO É QUE A IBÉRIA QUEBRE DE UMA VEZ POR TODAS.
SÓ ASSIM ESSES ESPANHOIS DO INFERNO VÃO ABER DAR VALOR A UM TURISTA.
E ATENÇÃO.
JÁ QUE A IBÉRIA TRANSPORTES AÉREOS ESPANHÓIS ESTÁ EM AMEAÇA DE PRÉ FALENCIA
EU ACHO É POUCO PRÁ ESTES ESPANHOIS OTÁRIOS, MAU AGRADECIDOS, PERCAM NÃO SÓ SEUS EMPREGOS, QUANDO SEUS AEROPORTOS FECHAR AS PORTAS POR FALTA DE TURISTAS POR CONTA DA PRÓPRIA INGNORANCIA DELES, MAS EU QUERO TAMBÉM É QUE ESSE POVO MORRA DE FOME, SÓ ASSIM ELES VÃO OLHAR PRÁ TRAZ E VER A GRANDE MERDA QUE ELES ESTÃO FAZENDO COM OS PRÓPRIOS EMPREGOS DELES GERADOS POR NÓS QUE VIAJAMOS PRÁ LÁ.
ATENÇÃO CAROS PASSAGEIROS BARRADOS NA ESPANHA
LEMBREM-SE: QUANDO VOCÊIS FICAM DETIDOS SEM SUAS BAGAGENS E DOCUMENTOS ATÉ RETOPRNAREM AO BRASIL
ISTO É NA VERDADE EXTOSRÃO MEDIANTE SEQUESTRO.
POIS SEUS BENS COMO REMÉDIOS, CAMERAS FILMADORAS E FOTOGRAFICAS, CELULARES COMPUTADORES PORTATEIS, PASSAPORTES E ATÉ O DINHEIRO QUE ESTÁ EM SUAS MÃOS, ELES TOMAM DE VOCÊ.
AQUI VAI UM EXEMPLO: SE VOCÊ CHEGAR NA ESPANHA COM UMA QUANTIA DE DINHEIRO ENTRE 400 DÓLARES ATÉ 2000 DOLARES
ELES ACUSAM O TURISTA DE IMIGRANTE INLEGAL OU PROSTITUTA INTERNACIONAL, QUE SÓ PORQUE TROUXE NA BAGAGEM TÃO POUCO DINHEIRO, SERÁ ACUSADO DE SER MAIS UM DESEMPREGADO PROCURANDO TRABALHO INLEGALMENTE POR LÁ,; POIS VÃO ALEGAR QUE O TURISTA QUE TRAZ POUCO DINHEIRO É ALGUM DESEMPREGADO PROCURANDO EMPREGOS POR LÁ INLEGALMENTE, SEJA NA PROSTITUIÇÃO OU NA PROCURA DE EMPREGOS NAS EMPRESAS PÚBLICAS OU PRIVADAS, SEM SER UM CIDADÃO NATUALMENTE ESPANHOL.
JÁ SE UM TURISTA CHEGAR POR LÁ COM UMA QUANTIA APARTIR DE 10.000 DOLARES OU ACIMA DESTE VALOR, SERÁ ACUSADO INJUSTAMENTE DE TRAFICANTE DE DROGAS, OU ESTELIONATÁRIO NA LAVAGEM DE DINHEIRO, TENTANDO SUPOSTAMENTE DEPOSITAR TAIS QUANTIAS ACIMA DE 10.000 DOLARES EM ALGUM BANCO EUROPEU, SEM TER PAGOS IMPOSTOS DA ALFANDEGA.
MESMO QUE O TURISTA MOSTRE OS DOCUMENTOS QUE COMPROVEM OS PAGAMENTOS DOS IMPOSTOS.
CARO POVO BRASILEIRO TOMEM VERGONHA NA CARA.
ESQUEÇAM DESTA DESGRAÇA CHAMADA ESPANHA.
NÃO QUEIRA SER MAIS UMA VÍTIMA DESTES VERDADEIROS LADRÕES DE TURISTAS.
DEIXEM OS VOOS DA IBÉRIA PARAR DE VOAR ATÉ QUE UM DIA ELES TOMEM VERGONHA NA CARA QUANDO FICAREM DESEMPREGADOS.
VAMOS VISITAR O NOSSO PRÓPRIO BRASIL, AQUI SIM SOMOS MUITOM BEM VINDOS.