Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Pinheiro participa de congresso internacional sobre tecnologia móvel em Barcelona
O senador Walter Pinheiro (PT-BA) participa, na segunda-feira (27), do GSMA Mobile World Congress 2012, evento mundial de tecnologia móvel que acontece em Barcelona (Espanha) e reúne 60 mil executivos de 1.500 companhias de quase todos os países do mundo.
Além de participar da conferência de abertura, onde foram debatidas as tendências e novidades tecnológicas nas áreas de telefonia móvel e banda larga, Pinheiro se reuniu com empresas internacionais buscando ampliação das suas atividades no Brasil, a exemplo da Alcatel-Lucent, NEC, Nokia-Siemens e Huawei.
Com executivos da Nokia-Siemens, o parlamentar discutiu soluções para a implantação de cidades digitais, onde a conexão wireless é disponível para a população em praças e lugares públicos. “Também conversamos sobre as formas de ampliar a cobertura de banda larga com menores custos, além do uso da faixa dos 450 MHz para disponibilizar serviços de telecomunicações na zona rural”, disse. Já com a NEC, o senador conheceu soluções e aplicativos para universalização dos serviços de telefonia móvel.
Bancarização – Segundo o senador, o congresso é uma oportunidade de aprofundar a discussão sobre um sistema de pagamentos e transferências de valores monetários por meio de dispositivos móveis (STDM) para o Brasil. Além de ter apresentado projeto (PLS-635/2011) no Senado com este intuito, ele defende que a movimentação financeira através de celular – a chamada ‘bancarização’ – como uma medida fundamental para levar serviços bancários a lugares remotos, ajudar o pequeno agricultor nas operações de crédito rural, movimentar a economia local e gerar empregos.
Segundo o projeto de Pinheiro, participarão do STDM empresas, subsidiárias de uma empresa de telecomunicações ou de uma instituição financeira, criadas unicamente com o objetivo de oferecer os serviços. Essas empresas integrarão uma câmara responsável pela compensação e liquidação das operações em tempo real e pelo credenciamento dos estabelecimentos para saques de recursos em dinheiro.
Em sua agenda na Europa, o senador líder do PT no Senado também tem procurado parcerias para a implantação de centros integrados de monitoramento e emergências no Brasil, além de buscar a atração de empresas internacionais na área de Saúde. Antes de participar do Mobile World Congress 2012, Pinheiro conheceu centros de emergência e monitoramento na Suécia e Alemanha, e se reuniu com executivos de grandes empresas propondo parcerias e cooperação com o Brasil.
Assessoria de Comunicação do Senador Walter Pinheiro (PT-BA)