Quase 20 mil PMs garantem a segurança do Carnaval na Bahia

 Quase 20 mil PMs garantem a segurança do Carnaval na Bahia

Como parte integrante das ações da Secretaria da Segurança Pública do Estado para o Carnaval deste ano em Salvador e nas cidades com tradição na realização da folia, a Polícia Militar da Bahia (PMBA) promove, a partir desta quinta-feira (16), a Operação Carnaval 2012. As informações sobre o planejamento da PM para os seis dias de festejos foram repassadas à imprensa na tarde desta quarta-feira (15), no Quartel dos Aflitos, na capital baiana, pelo comandante geral da PM, coronel Alfredo Castro. Ao todo, 19.727 homens e mulheres da Polícia Militar do estado serão utilizados no sistema de policiamento no período da operação.

Do total do efetivo, 2.130 policiais foram destacados para reforçar a segurança da população durante os festejos carnavalescos nas cidades baianas de Porto Seguro, Ilhéus, Itacaré, Valença, Palmeiras, Conde, Prado, Correntina, Maragojipe, Barreiras, entre outras. Além do contingente policial baiano, 550 militares e 40 viaturas da Força Nacional de Segurança também irão atuar durante a folia, sob orientação do comando da Operação Carnaval 2012.

Postos de observação

“Esse planejamento começou a ser feito desde o término do Carnaval do ano passado”, afirmou o coronel Castro. Ele informou ainda que além dos militares baianos e da Força Nacional, “cerca de 600 homens do Exército Brasileiro estarão aquartelados à disposição da Segurança Pública do Estado”.

Em Salvador foram montados 150 postos elevados de observação em pontos estratégicos dos três circuitos da festa (Barra-Ondina, Campo Grande e Pelourinho). Outros sete pontos de abordagem nos principais acessos aos circuitos atuarão como barreiras de coibição de armas e drogas. Dos 40 postos de atendimento ao cidadão da Polícia Militar, 15 serão integrados com a Polícia Civil.

O policiamento também será intensificado no Carnaval dos bairros soteropolitanos de Itapuã, Piatã, Cajazeiras, Periperi, Liberdade, Pau da Lima e Plataforma e de cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS) como Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Lauro de Freitas e Mata de São João.

Policiamento tático

Tanto na capital como nas cidades do interior, a atuação do Corpo de Bombeiros também será reforçada, com a participação de 1.118. policiais em Salvador e 263 nos outros municípios, atuando na prevenção de incêndios, busca e salvamento, operações de defesa civil e atendimento pré-hospitalar.

“Ao observarem pessoas passando mal, qualquer que seja o motivo, eles darão o primeiro atendimento no local e, em seguida, conduzem o paciente para o posto de saúde mais próximo. Se necessário, a pessoa é conduzida para uma unidade de saúde mais avançada”, informa o coronel.

“Fora dos circuitos, temos as viaturas do Salvar e de combate a incêndio, estrategicamente posicionadas no acesso à Avenida Contorno, pelo Campo Grande e em Ondina”. O esquema inclui também postos de guarda-vidas instalados nas praias do circuito Barra-Ondina.

A partir do centro principal da folia, Salvador foi dividida em quatro grandes eixos (Atlântico, Baía de Todos-os-Santos, Central e RMS) que se estendem até a periferia da capital. Em cada um desse eixos serão empregados, diariamente, 40 guarnições de Policiamento Tático, cujo objetivo é a prevenção de atos de vandalismo no entorno dos grandes circuitos, estações de transbordo e grandes corredores de tráfego.

Informações úteis aos foliões

Atendimento ao turista

A PM também disponibilizará atendimento especial por meio de escoltas dos ônibus executivos que saem do aeroporto, com destino aos hotéis localizados nos grandes circuitos da festa e vice-versa, em decorrência da complexidade de acessar essas áreas transportando bagagens. Um balcão de atendimento da PM funcionará no aeroporto para recepcionar os turistas.

Documentos especiais

Durante o Carnaval, todo documento extraviado e encontrado pela Polícia Militar será cadastrado e devolvido ao titular. O serviço funcionará no Quartel do Comando Geral da PM. O cidadão pode verificar se o seu documento foi localizado acessando o site da PM. Os documentos serão devolvidos na primeira segunda-feira, após a festa, no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), do Shopping Barra, na capital baiana.

Total do efetivo empregado na operação

Policiais e bombeiros militares 19.727

Militares da Força Nacional de Segurança 550

Homens do Exército à disposição 600

 

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *