Um dos maiores atrativos turísticos de Paulo Afonso é a Cachoeira de Paulo Afonso

 Um dos maiores atrativos turísticos de Paulo Afonso é a Cachoeira de Paulo Afonso

Segundo o Deputado Estadual  Paulo Rangel, há uma nova retomada de estudo para que se tenha, periodicamente, as cachoeiras abertas em Paulo Afonso.

O rio São Francisco forma as quedas da Cachoeira de Paulo Afonso, Véu da Noiva e Croatá, do lado alagoano e Capuxu, do lado baiano.

Um dos maiores atrativos turísticos de Paulo Afonso é a Cachoeira de Paulo Afonso, cuja melhor vista é do Mirante da Cachoeira, na Ilha do Urubu, área do Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso. Mas as águas só retornam à sua pujança nas grandes cheias do rio São Francisco.

A sua importância foi identificada por muitos estudiosos, dentre eles Alejandro Luiz que, ao concluir estudo feito a pedido da Chesf, deu a esse atrativo a nota 10, em toda a região, argumentando ainda que “se a Chesf restaurasse esse importante patrimônio natural certamente receberia o reconhecimento da Unesco e o fato ganharia a mídia internacional”.

A Cachoeira de Paulo Afonso é a única no mundo que pode ser programada e ter a sua abertura periódica. Outra forma de voltarem as águas da Cachoeira é quando o rio toma grande cheia, como é o caso deste ano de 2012, de muitas chuvas no Estado de Minas Gerais, onde as muitas águas têm enchido vários afluentes grandes do rio São Francisco.

Já existe um estudo para a abertura periódica da Cachoeira de Paulo Afonso, analisado pela ANA que enviou técnicos e diretores para ver as várias condições de vazão das comportas e o resultado nas cachoeiras. Isso aconteceu na gestão de João Bosco Almeida, hoje presidente da Chesf, quando ele era Diretor Administrativo da Hidrelétrica do São Francisco.

Segundo o Deputado Estadual  Paulo Rangel, há uma nova retomada de estudo desse projeto para que se tenha, periodicamente, as cachoeiras abertas em Paulo Afonso. Da Folha Sertaneja

 

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *