Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
2012 – PT de Feira de Santana constrói a unidade partidária e nova secretaria da Juventude é empossada
Zé Neto, Eliana Boaventura e Angelo Almeida foram algumas das autoridades que participaram da cerimônia de posse.
Com uma história densa em movimentos sociais, Érica Moreira assumiu no sábado (03) a Secretaria de Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT) de Feira de Santana. A cerimônia foi realizada no auditório do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) e contou com participação expressiva de representantes políticos e grupos de jovens da cidade.
Como uma das atribuições das secretarias é fortalecer e contribuir no desenvolvimento e aplicação de políticas públicas para a juventude ao passo em que fortalece e contribui no desenvolvimento da cidade, do estado e do país, os presentes à mesa destacaram em suas falas a importância de união e mobilização da juventude feirense para incluir a cidade no projeto de democratização que o país está vivendo desde que o Partido dos Trabalhadores assumiu a presidência do Brasil.
“Chegou a hora de Feira experimentar o desenvolvimento que a Bahia e o Brasil tem vivido”, disse o Éden Valadares, assessor especial do Gabinete do Governador da Bahia e ex-coordenador Estadual de Juventude do PT.
O deputado estadual e líder do Governo Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto, salientou a grandeza que o partido alcançou com sua história de luta. “O PT é a maior organização de trabalho político no Brasil e no mundo. É preciso que a gente tenha em Feira de Santana uma força política integrada ao que está acontecendo na Bahia e no país”, disse.
Também fizeram parte da mesa Angelo Almeida (vereador feirense), Felipe Freitas (assessor de Juventude da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial – Sepromi), Érica Moreira, Jaime Cruz (presidente do PT de Feira de Santana), Poliana Rebouças (secretária da JPT na Bahia) e Wladimir Costa (coordenador nacional de Políticas de Juventude).
A nova secretária da JPT de Feira de Santana, Erica Moreira ressaltou sua história de luta frente às atividades políticas da juventude. “Não caí de pára-quedas na Secretaria de Juventude de Feira”, alertou.
O presidente do PT da cidade, Jaime Cruz, falou sobre a importância de a juventude estar politicamente inserida. “A política é uma arma de transformação. Por isso a juventude tem que estar engajada sendo ator importante para o processo de permanência do projeto político, encabeçado na Bahia pelo governador Jaques Wagner, que já tirou mais de 30 milhões de brasileiros da miséria”, complementou.
Já Ângelo Almeida afirmou que a nova secretária tem grande contribuição a dar para o impulso de seu setorial e os demais na cidade. “É emblemático ter Érica como secretária e tenho certeza que essa executiva municipal dará conta de seu trabalho por políticas públicas para a juventude através de sua capacidade de mobilização”. Ângelo aproveitou para justificar a ausência de seu companheiro na Câmara de Vereadores, Marialvo Barreto (PT), que participava, no momento da posse da secretaria, de uma atividade da área de educação.
Perfil – Érica Moreira expressa a necessidade de voz de duas grandes minorias subjugadas historicamente: é mulher e negra. Além disso, traz também em sua bagagem de protestos as necessidades do homem do campo. Ela vendia farinha na feira e, através de Conceição Borges, então presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade, passou a freqüentar as reuniões do sindicato dedicando-se à mobilização da juventude. Participou de atividades no Consórcio Território Portal do Sertão sendo por ele indicada para executar atividades no Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), autarquia vinculada à Secretaria do Meio Ambiente do Estado, onde prestou assistência para mais de 12 municípios do interior da Bahia.
Composição da Secretaria em Feira- Além de Érica Moreira, outros oito jovens passam a compor a Secretaria: Aécio Moreira; Dileide dos Santos; Francinei da Silva, Sara Mercês; Sóstenes Aroeira, Ideljane Melo; Tarcísio Branco e Irian Carolina.
Presentes – Edineide Queiroz (coordenadora da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR – da cidade); José Rocha (diretor do Centro Social Urbano – CSU – de Feira; João Rocha (professor da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS), Eliana Boaventura (subsecretária Estadual de Desenvolvimento e Integração Regional), Ivannide Santa Bárbara (secretária de formação do PT de Feira de Santana), Guilhermino Vaccarezza (gerente de Promoções do Centro Industrial Subaé – CIS), José Mercês (diretor do CIS), Pablo Roberto Silva (diretor da Casa de Atendimento Sócio Educativo Juiz Melo Matos); Conceição Borges (coordenadora do Centro de Apoio aos Trabalhadores Rurais da Região de Feira de Santana – CATRUFS); Jorge Carneiro (representante do deputado federal Sérgio Carneiro); Alberto Nery (presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Feira de Santana – Sintrafs), Beldes Ramos (titular da Diretoria Regional da Educação de Feira – Direc 2); Fernando Pacheco (coordenador nacional de Organização da Juventude do PT), além de representantes de bairros, de entidades de classe, dentre outros companheiros.Jornal Grande Bahia