Mais uma unidade Projeto Arte de Tecer é entregue a comunidade, dessa vez, no BTN III

 Mais uma unidade Projeto Arte de Tecer é entregue a comunidade, dessa vez, no BTN III

Na quarta-feira, 21, mais uma unidade Projeto Arte de Tecer foi entregue com festa pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social  que visa  qualificar e dar oportunidade à comunidade do BTNIII

Mais uma unidade do Projeto Arte de Tecer, dessa vez, no BTN III, foi inaugurada e ofertará a qualificação profissional e a geração de emprego e renda para as mulheres do bairro. O objetivo do projeto é valorizar as potencialidades locais e contribuir para a autossustentabilidade das famílias, uma vez que o prefeito Anilton Bastos tem como meta em sua gestão a geração de emprego e renda para a população mais vulnerável. Ação coordenada pelo Governo Municipal, através da SEDES, a partir de um programa federal implantado pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres.

A unidade foi entregue a partir das 11h e contou com a presença do prefeito Anilton Bastos, a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Clara, secretários, vereadores, convidados,  instrutoras e mulheres do Projeto Arte de Tecer , moradores da comunidade e autoridades.

“Os critérios para seleção destas mulheres foram o cadastro no Programa Bolsa Família, a vocação para trabalhos artesanais e a disponibilidade no turno matutino ou vespertino. Para participar do Projeto não é necessário ser alfabetizada, tendo em vista que as beneficiárias não alfabetizadas serão encaminhadas para a Educação de Jovens e Adultos”, explicou a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Clara.

Segundo a secretária Ana Clara Moreira, o principal objetivo do projeto, que terá três núcleos em Paulo Afonso, é descobrir e valorizar as potencialidades das mulheres do Município, priorizando a população com maior índice de vulnerabilidade social e contribuindo para a melhoria de sua qualidade de vida, a partir da geração de renda extra. “As 30 mulheres que aprenderão em um período de três meses a arte de tecer nos núcleos do Jardim Aeroporto, do Siriema e do BTN, terão a oportunidade de adquirir sua independência econômica, comercializando sua própria produção ou formando parcerias com produtoras de outras localidades, para verem a melhor maneira de obter retorno financeiro do seu trabalho”, disse a secretária.

Bairro Jardim Aeroporto também foi beneficiado com o Projeto Arte de Tecer

A comunidade do Bairro Jardim Aeroporto recebeu no dia (14/3), o primeiro núcleo do projeto “Arte de Tecer”. Além das mulheres residentes no Jardim Aeroporto, o núcleo também contempla moradoras de outros bairros, como Prainha e Clériston Andrade, com os turnos matutino e vespertino, que segundo a instrutora Jucicléa não prejudicam o trabalho cotidiano das 90 alunas iniciais; melhorando a autoestima, estimulando o aperfeiçoamento na prática da tecelagem manual, com acesso a programas de educação, saúde e assistência social.

Passeio para cidade de Tacaratu e Caraibeiras para mulheres do Projeto Arte de Tecer

A Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, através da SEDES e do CRAS BTN III, ofereceu às mulheres do Projeto Arte de Tecer um passeio nas Cidades de Tacaratu e Caraibeiras, na sexta-feira, 16/3.

O Passeio proporcionou a trinta mulheres a oportunidade de visualizar e conhecer a comercialização do artesanato de tecelagem local. O Projeto Arte de Tecer de Paulo Afonso, recentemente inaugurado, oferta às famílias novas possibilidades de gerar renda. O CRAS, que atende as famílias inseridas em Programas e Projetos Sociais, visa a despertar as potencialidades existentes em cada um, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários, além de oferecer turismo, lazer, autoestima e valorização pessoal.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *