Pinheiro é homenageado pelos anistiados do Polo Petroquímico

 Pinheiro é homenageado pelos anistiados do Polo Petroquímico

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) foi homenageado por “seu empenho na luta pela conquista da anistia dos companheiros petroquímicos e químicos demitidos na histórica greve de 1985”. O tributo ocorreu durante a sessão externa de julgamento da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, realizada, na quarta-feira (29/2), no município baiano de Camaçari. Em missão oficial na Europa, o parlamentar foi representado por um assessor, que recebeu do Sindicato de Químicos e Petroleiros da Bahia (Sindiquímica-Bahia) uma placa honorífica.

Pinheiro teve destacada atuação na Câmara dos Deputados em favor dos trabalhadores do Pólo Petroquímico de Camaçari, perseguidos e demitidos após uma greve que virou símbolo também da luta política pela redemocratização do País. Apesar de a greve ter sido considerada legal pelo TRT, dos 200 trabalhadores demitidos em 1985, 171 perderam todos os direitos ao serem demitidos por justa causa.

Em 2008, começou o julgamento dos casos, restando 121 processos que foram apreciados nesta quarta em Camaçari. Deste total, a Caravana da Anistia julgou procedentes 108 processos, concedendo a anistia com o pagamento de prestação econômica, além do pedido de desculpa formal em nome do Estado por conta de todos os danos causados pela ditadura militar. Dez processos foram retirados de pauta para reunir mais dados sobre os prejuízos causados aos requerentes, e outros três foram indeferidos, por não conseguir comprovação de perseguição política no caso da demissão.

Assessoria de Comunicação do senador Walter Pinheiro (PT-BA)

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *