Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Valorização da Mulher – Aula Inaugural do Programa Mulheres Mil no Ifba
O Programa Mulheres Mil no Ifba, oferece o curso para produção de sabão, que terá a duração de 3 meses e 15 dias e funcionará nas terças e quintas-feiras . A turma inicial é composta de 50 mulheres
Na Quinta-feira, dia 15, aconteceu a Aula Inaugural do Programa Mulheres Mil que é um curso profissionalizante de nível básico do Ifba – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tercnologia, Campus de Paulo Afonso.
A aula teve início às 14h e contou com a presença do diretor do Ifba, Campus de Paulo Afonso, Prof. Arleno José de Jesus, das gestoras do programa, Profª Railda Camprestini e Profª Flávia Jovane Oliveira e da psicóloga Marileide Luna Brasil, representante da Chesf – Companhia Hidroelétrica do São Francisco que fez uma palestra sobre a importância da mulher na família, na sociedade e no mercado de trabalho.
Meta do Programa Mulheres Mil
O programa Mulheres Mil é uma experiência bem sucedida no Canadá, encampado pelo Ministério da Educação a partir do ano de 2005, atualmente implantado em todos os estados brasileiros através dos Institutos de Educação. A meta é alcançar 100.000 mulheres carentes, estimular a elevação do seu nível escolar, oferecer qualificação profissional, inserir no mercado de trabalho e elevar a autoestima. Como fins outros, visa à igualdade dos sexos, à autonomia das mulheres, à erradicação da pobreza e à manutenção do meio ambiente.
O curso terá a duração de 3 meses e 15 dias, no total de 160 horas, e funcionará nas terças e quintas-feiras das 13:30 às 17:10 h. As alunas terão ajuda de custo para lanche e deslocamento, terão pleno acesso às instalações do Ifba e contarão com material de segurança.
Produção de sabão
A turma inicial é composta de 50 mulheres já familiarizadas com a produção de sabão a partir da banha de animais abatidos. Elas aprenderão a aprimorar as técnicas de produção de material de limpeza, o que poderá inseri-las no mercado de trabalho em sistema de cooperativa ou individual. Foi levada em consideração a vocação das comunidades para a escolha da atividade básica. Em outras comunidades do Mulheres Mil, formam-se, entre outras profissões, camareiras, cozinheiras, costureiras e eletricistas. A primeira turma do Ifba de Paulo Afonso é composta de 31 mulheres de Salgadinho dos Leite no município de Glória e de 19 do Bairro Centenário em Paulo Afonso. Sondagens estão sendo feitas para a formação das próximas turmas em Paulo Afonso sempre levando em consideração a vocação das comunidades.
Na Aula Inaugural do Mulheres Mil, foi marcante o entusiasmo de todos com a perspectiva de desenvolvimento da mulher, da sua família e de toda a região. O programa não se limita à formação das alunas no período de 3 meses. A intenção é acompanhá-las e orientá-las nas atividades aprimoradas com o curso.
ASCOM – IFBA Campus de Paulo Afonso