Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Carlos Ayres Britto toma posse na Presidência do Supremo Tribunal Federal
Ayres Britto toma posse no Supremo Tribunal Federal. Ministro é o primeiro sergipano que assume a presidência da Corte
O ministro Carlos Ayres Britto assume na tarde desta quinta-feira, 19, a chefia do Poder Judiciário e fica no cargo por sete meses sem um plano de metas e estratégias. No entanto, ele decidiu que seu mandato primará pelo diálogo aberto com juízes, representantes do Legislativo, do Executivo e de entidades diversas e com seus próprios colegas de Tribunal para articular assuntos de interesse do Judiciário. O perfil é uma guinada em relação ao padrão mais centralizador do antecessor, Cezar Peluso.
Entre os direcionamentos propostos por Britto estão a aproximação com os tribunais superiores e com instituições ligadas à Justiça, e uma maior participação dos colegas nos assuntos da Corte. Britto pretende, por exemplo, colher opiniões sobre a manutenção do rigoroso sistema de segurança implantado na gestão de Peluso e sobre critérios que restringem a transparência de processos, como o uso de iniciais para identificar investigados em inquéritos.
Preocupado com a autoestima dos juízes, Britto pretende direcionar seus esforços à frente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para mostrar que os “bandidos de toga” são exceção. Ele não chegou a definir ações específicas para restaurar a unidade da categoria, mas já é certo que defenderá uma postura menos “belicosa” com os magistrados por parte da corregedora Eliana Calmon. (Com Agência Brasil). estadão.com.br