Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Fátima Nunes cumpre agenda em Brasília junto à bancada nordestina
A deputada Fátima Nunes integrou a comitiva da bancada nordestina de deputados estaduais, que esteve em Brasília nesta quarta (11), em audiências públicas no Ibama, na empresa Valec e no Tribunal de Contas da União (TCU). Na pauta, a cobrança por uma maior agilidade na continuidade das obras do Porto Sul e na construção da Ferrovia Oeste-Leste (FIOL), que irá dinamizar o escoamento da produção da Bahia e servirá de ligação dessa região com outros polos do país.
Com cerca de 1.500km de extensão, as obras resultarão em investimentos estimados em R$ 7,43 bilhões até 2014, como uma das prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Foi de grande importância estarmos todos reunidos lá, para cobrar agilidade para estas obras, pois são urgentes e a população precisa do desenvolvimento que ela trará”, afirmou Fátima Nunes.Pela ferrovia, as cidades baianas de Ilhéus, Caetité e Barreiras serão interligadas ao município de Figueirópolis, em Tocantins.Com isso, será formado uma via de trasporte que potencializará a operação do Porto de Ponta da Tulha, abrindo novos caminhos para portos no norte do país atendidos pela Ferrovia Norte-Sul e Estrada de Ferro Carajás.
“No Ibama, reivindicamos, e fomos bem atendidos, a agilização dos processos de licença ambiental para a construção da Oeste-Leste;na Valec, ouvimos exposição sobre o andamento da obra, e a informação de que até o 2014 o trecho entre Ilhéus e Caetité estará pronto, resolvendo o problema do escoamento do minério;enfim, junto ao TCU, reivindicamos a agilização dos julgamentos das matérias ainda pendentes sobre a ferrovia, uma obra da mais alta importância para a economia baiana”, resumiu Josias Gomes.
Seca – Ainda em Brasília,a deputada, participou de reunião com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, na qual a situação de estiagem que afeta 159 municípios baianos neste momento. Como resultado, foi solicitado incremento dos serviços de fornecimento d’água,através de carros pipas e a composição de uma comissão interministerial para tratar do tema. “Levamos a demanda de recursos para os agricultores dos municípios e o pedido urgente de uma medida provisória que possa atender os agricultores que tiveram sua safra de 2011 perdida e nem puderam plantar a de 2012”, frisou a deputada.
A bancada petista solicitou, ainda, que Ideli encaminhasse junto à presidenta Dilma apelo para que cerca de 110.000 pequenos agricultores não fossem executados por conta de suas dívidas. Acomitiva agendou, ainda, para esta quarta (18), nova reunião com a ministra na qual participarão deputados federais e senadores de toda a região e de todos os partidos.
Com informações e fotos da Assessoria do Dep. Federal Josias Gomes e TCU
Jamile Menezes
Assessora de Comunicação – Deputada Fátima Nunes