Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Festival da Tilápia é realizado com sucesso em Paulo Afonso
O 3º Festival de Tilápia em Paulo Afonso foi um sucesso e os visitantes saíram satisfeitos após saborear diversos pratos produzidos pelos restaurantes participantes. O evento aconteceu, na última sexta-feira (13), no município, e contou com a visita de donos de bares e restaurantes de Salvador, representantes de faculdades com cursos de gastronomia e críticos gastronômicos.
Promovido pela Bahia Pesca, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o festival teve o apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), e o Sebrae.
Para o superintendente da CAR, Dernival Oliveira Júnior, Paulo Afonso não poderia ficar de fora do festival da tilápia, que envolve mais seis municípios baianos. “Paulo Afonso e Glória são os maiores produtores de tilápia do Nordeste e se consagram como o maior pólo de piscicultura, com todos os elos da cadeia produtiva fechados”, afirmou.
No total, 44 restaurantes participaram do evento, nos municípios de Camaçari, Ilhéus, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador e Vitória da Conquista. Em Paulo Afonso, puderam mostrar o sabor e a criatividade dos pratos os restaurantes Bate Papo, Belvedere, Don Léo, Nova Schina, Rancho da Carioca, San Marino, Spartacus e Tambaú. Os representantes dos restaurantes envolvidos receberam um troféu pela participação.
Segundo o proprietário do Nova Schina, Klaus Hammes, foi muito importante a chegada do festival gastronômico para o município. “Tivemos um incentivo para criar novos pratos. Nós, como comerciantes, ficamos honrados em participar de um momento como esse e mostrar nosso serviço para todo o estado”.
O gerente do Rancho Carioca, Rafael Tenório, também falou sobre a participação no evento. “Foi de extrema importância para o nosso crescimento. Saímos da nossa zona de conforto e criamos novas receitas, divulgando nosso trabalho para nossa região e para toda Bahia”.
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Luiz Henrique do Amaral, ficou satisfeito com a organização do Festival em Paulo Afonso. “Superou as expectativas. Pretendo levar o que ví para a sede da Abrasel para que sirva de exemplo para outros festivais”, afirmou.
Além das diferentes aplicabilidades da tilápia na gastronomia, foi um momento de mostrar o resultado do trabalho dos projetos de piscicultura desenvolvidos no interior do estado.
De acordo com Dernival, a CAR foi a empresa precursora da piscicultura da Bahia, em parceria com a Bahia Pesca. Em 1998, iniciou a implantação do Pólo de piscicultura em Paulo Afonso e Glória. “Paulo Afonso tem um potencial para ser o maior produtor de tilápia do Brasil, e por isso continuamos investindo na região. Já apoiamos a implantação da unidade de beneficiamento da Estação da Caiçara II e vamos continuar promovendo o desenvolvimento regional”.
Mais investimento para a região
Durante o festival, o superintendente da CAR assinou três convênios, no valor total de R$530 mil, para a recuperação da piscicultura de Paulo Afonso, incrementando em mais 46 toneladas de peixe ao mês na produção regional. Cerca de 60 famílias, das localidades de Malhada Grande II e III e Lagoa do Junco serão beneficiadas.
Para o presidente da Associação de Malhada Grande III, José Clovis, a CAR está chegando na hora certa no local. Ele conta que em 2004, quando a criação de peixes estava em ponto de venda uma enchente acabou com a produção. Em 2006, eles se recuperaram, mas outra enchente os afetou. “Desde que aconteceu esta tragédia, estamos trabalhando com apenas 40% da nossa capacidade. Esta ajuda, vai alavancar a nossa produção”, disse.
O presidente da Associação de Malhada Grande II, Cleonaldo Pereira, ressaltou que o convênio firmado com a CAR vai fazer com eles voltem a ter a produção de antes das enchentes. “Já chegamos a produzir 20 toneladas por mês, mas hoje estamos operando com apenas sete. Quando conseguirmos aumentar a produção seremos auto-suficientes”.
Missão empresarial
Integrando a programação, uma missão empresarial composta por donos de restaurantes e bares de Salvador e piscicultores visitou a Estação de Piscicultura Caiçara II, em Vila Matias, Paulo Afonso.
A estação foi reformada e ampliada no ano passado através de convênio entre o Governo Federal e o Governo Estadual, no valor de R$876 mil.
Segundo o chefe da Unidade da Bahia Pesca, André Souza, a estação, a maior no setor público do país, tem 100 mil metros quadrados de lâmina d’água, 15 viveiros, além de estrutura de apoio técnico e capacidade para produzir 15 milhões de alevinos por ano.
A missão conheceu também dois projetos de piscicultura, localizados na cidade Glória.
Fonte: Karoline Meira
karolinemeira06@gmail.com
1 Comment
Dizem que os donos do restaurante gostaram do evento,mais a população reconhece que tudo isto está acontecendo graças ao
mentor do projeto de criação da tilápia em Paulo Afonso e região
o competente e um dos maiores administrador público o ex prefeito
Dr.Paulo de Deus do grupo do líder Luiz de Deus.Isto o cidaão da
CAR ( Superintendente ) tem auto conehecimento ,mais nem convidou
ou falou em seu nome quer agora tirar proveito.Afinal é como diz o
eterno líder o que é que tem nesta cidade que não teve ou tem a participação do grupo Luiz de Deus?Claro que é uma pertgunta correta
todos sabem disto.