MST bloqueia pista e interrompe trânsito na BR 110

 MST bloqueia pista e interrompe trânsito na BR 110

BR – 110, Paulo Afonso /Salvador/Paulo Afonso, trânsito interrompido por sem-terra. PRF e PM interferem junto as liderança do movimento para tentar liberar a pista no local

No inicio da manhã dessa terça-feira, 17/4, um grupo do (MST) Movimento sem -terra, nas proximidades da localidade conhecida como Curva da Baboseira, na BR – 110, próximo ao povoado Riacho, bloquearam a pista para chamar a atenção do governo federal, que segundo o MST, “ainda não disse pra que veio”. Umas das principais reivindicações do MST que está participando do bloqueio na pista da BR-110, é a reforma agrária e desapropriação de terras pelo governo federal.

Na opinião dos sem-terra o governo federal precisa por em prática a reforma agrária na desapropriação de terras, que há mais de onze anos vem se arrastando e principalmente no ano de 2011, as desapropriações praticamente parou, e, assim deixou de atender as necessidades de várias famílias na Bahia e em todo o Brasil.

A (PRF) Policia Rodoviária Federal e a Polícia Militar encontram-se no local, na BR-110 e tentam negociar com as lideranças para que o trânsito seja liberado na BR. Mas segundo informações, não existe previsão de liberação da BR para carros, ônibus e caminhões, podendo transitar somente ambulâncias, polícia e SAMU. Essa informação difere da página do MST onde diz que a ocupação da BR pelo grupo sem-terra nesta terça-feira seria por 21 minutos, para lembrar a passagem dos 16 anos do episódio que ficou conhecido como o Massacre de Eldorado dos Carajás.

 O MST, também espera que a COELBA compareça ao local para atender ao grupo de aproximadamente 400 famílias de sem-terra do acampamento Maria Bonita, que  reivindicam que a COELBA faça a ligação de energia elétrica no local.

Segundo os sem-terra que invadiram a BR-110, o movimento é a nível, estadual, nacional e inclusive em Brasília, onde o Ministério da Reforma Agrária (Incra), desde ontem esta invadido pelo MST.

Da Página do MST – O MST já ocupou 24 fazendas na Bahia, desde o começo do mês de abril.

Cerca de 3 mil integrantes dos movimentos sociais do campo, como o MST, montaram acampamento, na manhã de segunda-feira, na frente da sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Na Bahia, os sem-terra cobram a aceleração dos projetos de reforma agrária, por parte do governo federal, medidas contra a estiagem que atinge o semiárido baiano. De acordo com o governo baiano, 200 municípios decretaram situação de emergência por causa da seca, a pior dos últimos 30 anos.

Ocupações

Mais de mil trabalhadores rurais Sem Terra ocupam 4 áreas no sul da Bahia, nos municípios de Alcobaça, Prado, Mucuri e Teixeira de Freitas. Três das quatro áreas ocupadas pertencem à empresa Suzano Celulose.

Segundo Evanildo Costa, da direção estadual do MST, pretende-se ocupar por volta de 50 áreas ao longo deste mês, tendo como alvo principal o modelo de produção do agronegócio.

“Apenas três empresas da região – Fíbria, Suzano e Stora Enso – controlam mais de 1 milhão de hectares. O agronegócio chegou na região prometendo um monte de coisa à população. Só que passado um tempo, essas promessas não se tornaram realidade. Ao contrário, o agronegócio expulsa as famílias do campo, envenena os rios, e não permite o desenvolvimento da  agricultura familiar”, denuncia Evanildo.

Segundo ele, “as famílias acabam tendo que abandonar suas terras ou até mesmo vendê-las a essas empresas. Essa insatisfação da população tem feito as famílias procurarem o Movimento para entrar na luta pela Reforma Agrária e por justiça social, o que tem fomentado a luta na Bahia”, pontua.

As ocupações na Bahia começaram no dia 1°de abril. As ações fazem parte da Jornada Nacional da Luta pela Reforma Agrária, ao rememorarem o assassinato de 21 Sem Terra em 1996, em Eldorado dos Carajás, no Pará, pela Polícia Militar.16 anos após o ocorrido que ficou conhecido como o Massacre de Eldorado dos Carajás, nenhuma pessoa foi presa.

1 Comment

  • banda de bandidos, se fosse em outros tempos, sem o governo do PT, uma metralhadora resolvia a coisa, essas disgraças tem é q morrer é tudo!!!! ñ faz nada na vida, e vive atrasando a vida d quem trabalha para mante-los comendo e bebendo sem da um murro na cocada, por isso é q eu e 45% da população, odeia esses governos do tipo: POPULAR, igual ao do PT de lula. morre LULA!!!!!!! e faz 180 milhões de brasileiros feliz. abraços…

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *