Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Aniversário de emancipação político-administrativade Maragojipe
Os 162 anos de emancipação político-administrativa do município de Maragojipe, comemorados nesta terça-feira (8), foram inseridos na ata dos trabalhos da Assembleia Legislativa (AL). A deputada estadual Graça Pimenta (PR) apresentou Moção de Congratulações na Casa para celebrar a data.
“Neste dia tão importante para os maragojipanos quero parabenizar o município pelos seus 162 anos de emancipação e desejar que seu destaque cultural possa se repetir mais ainda nos serviços essenciais aos cidadãos”, declara a parlamentar.
“Cidade Baiana da Cultura 2011”. O título, conquistado após disputa com mais 11 municípios, demonstra os fortes traços culturais de Maragojipe, cidade localizada no Recôncavo Baiano. Devido à conquista, o município recebeu a primeira edição da “Virada Cultural da Bahia”,evento realizado do dia 5 ao dia 6 de novembro de 2011 e marcado por 24 horas de atividades culturais.
Durante as horas de festa, a população maragojipana e os turistas foram agraciados com saraus literários, exposições artísticas, filmes, teatro, dança e música, como o show da cantora baiana Vânia Abreu. Outra forte característica da cultura de Maragojipe é o Carnaval.
Marcado pela beleza das máscaras e fantasias utilizadas pelos foliões, o Carnaval maragojipano foi classificado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) como patrimônio imaterial da Bahia em2009. As festas religiosas expressam o poder da fé local. Os festejos dedicados ao padroeiro de Maragojipe, São Bartolomeu, leva centenas de fiéis as ruas da cidade no mês de agosto. São novenas, procissões, lavagens e missas que encantam pela beleza da crença no divino.
O município, desbravado pelos portugueses no início do século XVI, tem importância histórica. A cidade teve importante papel no ciclo da cana-de-açúcar, no período denominado de Brasil Colonial, que abrangeu do século XVI ao XVIII. Maragojipe teve participação nos movimentos contra o domínio português, merecendo destaque o Conselheiro Imperial Antônio Rebouças.
A história econômica do município nos éculo XX é marcada pela instalação das fábricas de charutos Dannemann eSuerdieck, hoje desativadas. A pesca, o artesanato de cerâmica produzido no distrito de Maragojipinho e os serviços petroquímicos são alguns dos atuais componentes da economia local. O território maragojipano é formado também pelos distritos de Coqueiro, Guaí, Guapira,Nagé e São Roque do Paraguaçu. Graça Pimenta solicitou que a Moção de Congratulações chegasse à Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e lideranças políticas da cidade.