Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Graça Pimenta parabeniza Uefs pelos 36 anos de fundação
Através da Moção de Congratulações nº 14.243/2012, a deputada estadual Graça Pimenta (PR) parabeniza a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) pelos 36 anos de fundação comemorados nesta quinta-feira (31). A parlamentar, que também é primeira dama do município,ressalta importância da instituição.
“Nesta data festiva quero parabenizar a Universidade Estadual de Feira de Santana por mais um ano de fundação e desejar que essa instituição continue integrada com a sociedade local, contribuindo com o desenvolvimento sócio econômico do município e região. Eu, que cursei Enfermagem, fiz especialização e cursos na unidade, me sinto lisonjeada em ter feito parte doquadro de alunos desta instituição”, declara a parlamentar.
Fruto da interiorização do Ensino Superior, a UEFS foi fundada no município feirense por conta dele ser caracterizado como o mais importante centro desenvolvimentista do interior baiano. O processo que gerou esse importante núcleo educacional teve início nos anos 1960, quando Feira de Santana recebeu a Faculdade de Educação.
O avanço seguinte ocorreu em 31 de maio de 1976,quando foi instalada a Fundação Universidade de Feira de Santana (FUFS), que tinha entre os seus princípios o da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. Devido à reforma administrativa estadual, em dezembro de 1980 a FUFS foi extinta e sucedida pela UEFS.
A instituição conquistou desenvolvimento e credibilidade acadêmico-científica, tendo avaliações positivas dos órgãos oficiais do Estado e da União. Por conta do alto nível de qualidade, o curso de Direito da UEFS é considerado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) como um dos seis melhores da Bahia. Devido a sua localização estratégica, as ações da instituição envolvem cerca de 150 municípios.
No momento, a UEFS oferece 27cursos de graduação, sendo que 14 são de bacharelado e 13 de licenciatura, todos em diversas áreas do conhecimento. Graça Pimenta solicitou que a Moção de Congratulações chegasse ao conhecimento do Magnífico Reitor da UEFS, Professor José Carlos Barreto de Santana.