Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Paulo Afonso reduz dias do “São João da família” e 26 cidades cancelam festa de São João
Paulo Afonso e mais outras 20 cidades diminuíram os dias de festa, e já chega a 26 o número de cidades que cancelaram o São João por causa da estiagem prolongada.
Um decreto publicado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) alertou os gestores que os gastos com os festejos juninos não podem ser maiores do que os praticados em anos anteriores.
São João da família
Em Paulo Afonso, segundo informações de pessoas ligadas a elaboração da programação dos festejos juninos na cidade, a principio, houve até a iniciativa de se cancelar alguma atração artística, mais depois de feito um levantamento sobre os custos dos festejos com relação ao “São João da família” do ano passado conforme determina o TCM, se optou pela redução de dias dos festejos juninos. Por enquanto ainda não foi divulgado um calendário oficial dos dias e das atrações, mais fica mantido até agora a participação de todas as atrações já anunciadas pela secretária de Turismo, Cultura e Esporte da prefeitura de Paulo Afonso, para o “São João da família” desse ano.
Segundo o secretário de Turismo, da prefeitura de Paulo Afonso, José Jânio Soares, o município de Paulo Afonso faz parte das cidades que decretou Estado de Emergência, devido a seca, os tradicionais e tão esperados festejos juninos, com a presença de bandas e artistas famosos, foram e continuam ameaçados, já que o Tribunal de Contas dos Municípios enviou uma recomendação a todos as cidades que estão em Estado de Emergência para não se realizar o São João com gastos excessivos. Caso isso ocorra, o TCM vai acionar o Ministério Público da Bahia (MP) para tomar medidas cabíveis. O TCM poderá multar o prefeito ou mandá-lo devolver o dinheiro.
O presidente do TCM, Paulo Maracajá, determinou que os inspetores regionais do órgão fiscalizem de forma rigorosa para “apurar se os municípios atingidos pela seca estão promovendo gastos excessivos nos tais festejos”.
Os recursos financeiros em caixa também devem ser levados em consideração para que os festejos não prejudiquem as ações de combate à seca.
Segundo a União dos Municípios da Bahia (UPB), as cidades que decidiram até quinta-feira (17) cancelar o São João foram:
Barrocas, Boa Vista do Tupim, Caém,Canudos,Casa Nova,Filadélfia,Iramaia,Lagoa Real,Miguel Calmon,Mirante,Mundo Novo,Muquém do São Francisco,Nova Fátima,Nova Itarana,Pedro Alexandre,Pindobaçu,Presidente Dutra,Remanso,Riachão do Jacuípe,Santa Terezinha,Serrolândia,Sitio do Quinto,Tapiramutá,Tucano,Várzea do Poço,Várzea Nova
Os municípios que reduziram a programação foram:
Acajutiba,Amargosa,Botuporã,Caculé,Camaçari,Campo Formoso,Euclides da Cunha,Irecê,Jequié,Lençóis,Macaúbas,Marcionilio Souza,Mortugaba,Mucugê,Oliveira dos Brejinhos,Paulo Afonso,Santa Inês,Senhor do Bonfim,Valente
O Presidente da UPB e prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, alertou os prefeitos para as prioridades que o momento exige, segundo informações de Acorda Cidade.
“Se o município está sofrendo com a seca é necessário que a verba que antes era destinada aos festejos seja revertida para minimizar os efeitos causados pela estiagem”, disse Luiz Caetano.
7 Comments
paulo afonso e uma cidade muito bonita ,ta precisando sim de uns dias de festa porque nao ,o sao joao do ano passado no park estava lindo ,mas atraçoes pessima ver se ano coloca menos dias mas bandas excelante ,avioes , silavano sales
plabooooooooo,outros forro principalmente zezinho da ema ,e outras que vale a pena sair de casa para curti nao sai da sua cidaded pra irmos para jeremoabo votei em vc prefeito coloka pra quebra esse ano por favor
ou vamos ter que espera copa de vela
nao tem nda haver quero e forro pra curti ate dia amanher contamos com vcs
É fácil querer festa sem olhar pra desgraça dos outros né? Com um dinheiro que pode e é pra ser investido na ajuda às famílias que estão lá no meio do sertão, sofrendo com a seca. Deviam cancelar essas festas de vez. Ninguém vai morrer por passar um ano sem S. João não. Temos que pensar no proximo, se Deus quiser a chuva chega antes do final do ano, e então as festas podem ser feitas sem prejudicar quem mais está precisando… Ainda bem que estão atentando pra isso. Que Deus haja com justiça sobre todos nós, que o melhor para cada um seja feito.
prefeito anilto ver se coloca o sao joao bom com atraçoes boa nao bandas paia pra guarda o denheiro de enposto ja nao ta fazendo nada coloca um sao jao decente quando chega dia de voltaçao ta nas porta pedindo
isso mesmo gostamos de sao joao ja prestou ver se coloca um sao joao descente
nada ver minha filha o que vc falou a gente pensa no proximo sim…….seria até bom pra todos o turismo, com isso a verba da prefeitura iria aumentar e poderia ajudar as pessoas que trabalham na agricultura.
o sao joao é tradicao no interior da bahia..se o sao joao nao for desente como é que a cidade irá evoluir.
O descaso da elite
Um povo lá no chão,
de um coitado e cidadão.
Antes disso a aflição
de um homem com coração.
Que ninguém dá atenção,
falta amor e educação,
uma sociedade desigual,
causa indignação.
Sentem que o corpo,
causou poluição
uma marca lá no chão.
O governo só não sente
a tua falta meu irmão.
É tanta desigualdade
tanta discriminação
tem “pivete” aí crescendo…
no mundo da perdição.
Estão todos dando desculpa
dizendo que vai mudar
que a política tem planos
que pretende melhorar
Todos eles estão pensando
que pra nós é “tanto faz”
quando olharem para trás
já vai ser tarde de mais.