Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Paulo Rangel, em 2008, já pedia a Wagner a implantação da UNIVASF em Paulo Afonso
Em 2008 o deputado estadual Paulo Rangel já demonstrava entusiasmo com a possibilidade de Paulo Afonso ganhar um Campus da UNIVASF, “Estamos muito animados, principalmente devido ao espírito do governador, que demonstrou bastante interesse no projeto”.
No dia 05 de junho de 2008, os deputados petistas Paulo Rangel e Joseph Bandeira, estadual e federal, respectivamente, juntamente com o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, o representante da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – CHESF e o Secretário de Educação da Bahia, se reuniram com o Governador do Estado Jaques Wagner, para apresentar um plano de expansão da universidade no semi-árido baiano e incluir os municípios de Paulo Afonso e Remanso.
Na conversa com o governador em 2008, foi apresentada a proposta da formação de um grupo de trabalho, composto por técnicos da Secretaria de Educação do Estado e da UNIVASF, para apresentar, um projeto para a expansão.
O fato do apoio da CHESF em fazer a cessão de um local a UNIVASF e Paulo Afonso ser uma cidade pólo, fez com que o governador pedisse prioridade no processo de implantação do Campus na cidade.
Numa conversa entre os deputados e membros da UNIVASF, se ventilou a possibilidade da implantação de cursos na área de ciências, tecnologia [provavelmente com o curso de engenharia mecatrônica], agricultura e saúde.
Passados quatro anos, o que era uma hipótese está preste a ser realidade. O prefeito Anilton Bastos, que hoje faz parte da base do governo Wagner, mais os deputados petistas Paulo Rangel e Josias Gomes, a UNIVASF, Chesf e o governo do estado, nos últimos meses retomaram ao projeto e estudos da implantação do campus em Paulo Afonso, tendo o curso de Medicina como prioritário, o HNAS como possível Hospital Escola [Residência] e o terreno do SPOM como local escolhido para construção do Campus.
UNIVASF em Paulo Afonso
O reitor da UNIVASF, em recente visita ao prefeito Anilton Bastos disse que Paulo Afonso tem tudo para ser contemplada com este Campus uma vez, que para isso, possui vários requisitos importantes: “Paulo Afonso tem uma população com mais de cem mil habitantes, ela é polo de diversas outras cidades da região e de vários estados, ela é cítrica, porque ela chama gente de várias partes, eu te dou um exemplo: se você faz qualquer curso aqui ,num raio de 100 a 200 km você atende não apenas Paulo Afonso, mas você atende toda uma região entorno e nós temos consciência que o papel das Universidades Federais é de provocar de forma qualitativa o desenvolvimento e é por isso que nós estamos aqui”.
” O Governador fará parte desta corrente que junto ao Governo Federal, junto a bancada federal dos deputados e aqui na representação do deputado Paulo Rangel, nós temos a certeza que o governador será mais um lutador, para que a gente consiga efetivamente trazer o ensino universitário de nível federal para Paulo Afonso e toda a região.”
O Deputado Paulo Rangel acredita que em breve um Campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco vai ser implantado aqui em Paulo Afonso.