Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Seca e estiagem não comprometeram a EXPO 2012 em Paulo Afonso
Apesar das dificuldades financeiras decorrentes da pior estiagem dos últimos 47 anos, que castiga a região Nordeste e já atinge 228 municípios baianos, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Paulo Afonso realizou com sucesso, entre os dias 9 e 13 de maio, a 8ª edição da Exposição Especializada de Caprinos e Ovinos (Expo Paulo Afonso) e a 1ª Expo Piscicultura.
Segundo os organizadores, mesmo com orçamento reduzido, o evento conseguiu reunir mais de 500 expositores no Parque de Exposição Djalma Wanderley, onde o volume de negócios realizados superou as expectativas, ultrapassando R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais).
“Estamos vivendo um momento muito difícil, mas mesmo assim resolvemos manter a realização da Expo Paulo Afonso e graças a Deus tivemos uma resposta positiva, como estamos vendo a quantidade e a qualidade dos animais aqui expostos; então valeu a pena o esforço e eu quero parabenizar a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, pelo trabalho que desempenhou, fazendo com que o nível do evento fosse mantido, apesar das dificuldades e dizer que no próximo ano vamos procurar melhorar”, disse o prefeito Anilton Bastos, durante a cerimônia de entrega da premiação aos mais de cem criadores de caprinos e ovinos.
Os criadores vieram de vários estados brasileiros e tiveram seus animais avaliados pela comissão julgadora, dentro das modalidades: Santa Inez, Dopper e Anglo Lubiana. Entre os equinos, que neste ano tiveram mais destaque coma participação de criadores da região, destacaram- se as raças: Quarto de Milha, Manga Larga, Paint Horse, Quarto de Milha Mestiço, Paint Horse PO e Apallosa. Além dos troféus, cada criador recebeu os valores correspondentes a cada classificação, totalizando R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais). Os cheques foram emitidos no ato da premiação, pelas equipes do Setor de Finanças da Prefeitura e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Outra novidade que contribuiu para o sucesso da 8ª Expo Paulo Afonso foi o projeto PRO BERRO, que integra o programa de melhoramento genético dos rebanhos caprinos e ovinos, elaborado pela Secretaria de Agricultura do Estado em parceria com a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACCOBA), Banco do Brasil e Banco do Nordeste. Segundo o diretor de Agricultura da SEAGRI, Antônio Almeida Júnior, o PRO BERRO é um programa estruturante, considerando a prioridade da ovinocaprinocultura para o desenvolvimento dessa atividade no Território Itaparica. “O programa oferece ao pequeno produtor, condição de melhorar a qualidade genética de seu rebanho, consequentemente alcançando melhores índices de produção e aumentando sua renda, o que garante a fixação do trabalhador no campo, evitando o êxodo rural”, completou Almeida Júnior.
A banda de forró Zezinho da Ema encerrou a programação musical da Expo Paulo Afonso e Expo Piscicultura 2012, na madrugada do domingo (13) para um público estimado em dez mil pessoas.