Seca no sertão baiano não atinge o município de Glória que promete a maior festa junina da região

 Seca no sertão baiano não atinge o município de Glória que promete a maior festa junina da região

Segundo a Secretaria Municipal de Governo da Prefeitura Municipal de Glória, a população da área rural do município de Glória, diferente dos demais municípios do sertão baiano, que se vê diante da estiagem mais cruel dos últimos 45 anos, só tem motivos de alegria e muito a comemorar. A partir de seis de maio, a  área rural do município de Glória ganha uma adutora que vai abastecer treze comunidades com água potável, de excelente qualidade, levando qualidade de vida para os moradores das regiões que serão beneficiadas com a distribuição da água.E a partir de primeiro de junho, os festejos em comemoração a Trezena de Santo Antônio na sede do município, a prefeitura municipal presta uma grande homenagem aos cem anos de nascimento do rei do baião – Luiz Gonzaga, na “maior festa junina da região”.

TCM fiscalizará municípios atingidos pela seca

Por conta da estiagem de 2012, que já é reconhecida como uma das piores da história e atinge cerca de 200 municípios da Bahia, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) enviou uma recomendação a todos os 200 municípios do sertão para evitar gastos e não realizar festejos no São João. Por determinação do presidente do TCM, Paulo Maracajá, os inspetores regionais do órgão fiscalizarão de forma rigorosa se os municípios atingidos pela seca estão promovendo tais festejos. E se for necessário o TCM vai acionar o Ministério Público da Bahia (MP) para tomar medidas cabíveis. O TCM poderá multar o prefeito ou mandá-lo devolver o dinheiro. 

Paulo Afonso seguirá determinação do TCM

Enquanto a Secretaria Municipal de Governo da Prefeitura Municipal de Glória informa através de matéria publicada no Blog acordasertão que a área rural vive momentos de alegria, o secretário de Turismo, Cultura e Esporte da prefeitura  de Paulo Afonso, Janio Soares, mais sensível a situação da estiagem de 2012, que é grave, diz: “estamos atentos as recomendações do TCM e também da UPB. Não vivemos uma situação como essa há 45 anos. Caso não chova nos próximos dias, a realização do São João de Paulo Afonso ficará comprometido”, lamenta Janinho.

Essa tendência deverá ser a mesma a ser seguida pelos prefeitos da região, que, infelizmente, terão que desagradar as suas populações e cancelar os festejos, numa atitude de bom senso e de solidariedade ao sofrimento do homem do campo, que se vê diante da estiagem mais cruel dos últimos 45 anos. Diferente do município de Glória que é uma exceção em todo o sertão baiano.

 

2 Comments

  • isso que é competencia parabens prefeita vc e sua equipee!

  • O TCM não vAI NESTA uma adutora ,vai garantir a safra ,agua para
    os animais coitada n ão conhece que o municíptio tem uma área
    geográfica maior do que Paulo a de Paulo Afonso tem que andar
    para conhecer ,não adianta blá ,blá.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *