Lula e Maluf de Braços Dados em São Paulo

 Lula e Maluf de Braços Dados em São Paulo

Estão de braços dados. Formaram uma aliança e querem eleger o ex-ministro da educação prefeito de São Paulo capital. A cena não deixa a menor dúvida que o pragmatismo levado até suas intrínsecas, últimas e intestinais consequências está na moda.

Não é aqui que carece discutir a validade de tal mancomunação. Política são alianças e ganhar é fundamental. Também, fique tranquilo o leitor, a [minha] argumentação não significa abonar a transação. Não é o que quero fazer, embora a forma com que faço pareça fazê-lo.

José Serra,candidato declarado do outro lado, tem que ser barrado e alianças, já foi dito,têm que ser feitas. Paulo Maluf, que nega terminantemente (sei que alguns leitores estão pensando cinicamente) ter dinheiro (ainda outros leitores estão pensando roubado) na ilhas das Antilhas, tem os votos que Lula pensa essenciais para derrotar Serra na próxima eleição.

Penso que Lula deve achar que os seguidores de Maluf merecem respeito. São, na cabeça dele, cidadãos honrados que têm que ser levados em conta. Podem ser fator essencial,com o seu voto e a sua contribuição cidadã  (participação, conselhos, assessoria e tudo), para o desenvolvimento da cidade. Na cabeça do ex-presidente, democracia é para todos (o termo o ajuda a pensar assim) e nada, nada mesmo, desculpa alienar aquela pequena multidão de seguidores de Paulo Maluf.

Luiza Erundina,ex-prefeita nos tempos da pureza ideológica, pulou fora. Recusou ser candidata a vice na chapa do ex-ministro. Com seu carisma inegável – e irresistível –Lula conseguiu o amém da boiada.

Henry Kissenger atribui à guinada ideológica de Deng Xiaoping  o formidável avanço econômico da China nas últimas décadas. O pragmatismo de Deng, em contraposição à teimosia ideológica de Mao Zedong, colocou a China no lugar que ela tem direito no contexto das nações. Lula parece ter lido o último livro de Kissinger sobre a China.

E para encerrar – e para manter o gostinho provinciano de que tanto gostamos – tudo que acaba de ser dito em relação a Lula e a São Paulo pode ser transposto com facilidade para Paulo Afonso e para os nossos políticos.

Francisco Nery Júnior

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *