Mesmo com mais um curso privado de medicina, Bahia carece de médicos no interior

 Mesmo com mais um curso privado de medicina, Bahia carece de médicos no interior

A Unifacs anunciou na semana passada que abrirá um curso de medicina já para o segundo semestre deste ano, com 100 vagas para a primeira turma. Apesar do dado positivo, coordenadoras de cursos particulares de Salvador questionam a distribuição de médicos pelo estado. “Independentemente de que cursos novos sejam lançados, se não houver estímulo à fixação dos médicos no interior, propiciado por boas condições de trabalho e plano de carreira, continuará grande a concentração de profissionais nos grandes centros”, acredita a coordenadora da Faculdade Bahiana, a cardiologista Marta Menezes.

A coordenadora do curso de medicina da FTC, a pediatra Leda Solano, garante que muitos dos seus alunos pretendem trabalhar no interior após se formarem, mas a desigualdade no número de profissionais por região ainda é alarmante. “O Brasil como um todo tem grande déficit na relação entre o número de médicos e população, que ainda é inferior ao que a Organização Mundial de Saúde [OMS] recomenda. Em alguns lugares, a média é superior ao recomendado, em outros, está muito abaixo”, avalia. “Acho que há espaço para cursos de medicina em Salvador, desde que sejam de qualidade e esses médicos não se concentrem apenas na capital”, reflete Leda.

A mensalidade do curso de medicina na Bahiana é de R$ 2,1 mil para todos os semestres, enquanto na FTC chega a R$ 3,2 mil. A Unifacs ainda não anunciou o seu corpo docente nem o valor que cobrará para a sua nova graduação.

51 Comments

  • UNIFACS começa o curso de medicina pregando uma peça no alunado. Qual o valor da mensalidade? Como vou fazer vestibular para um curso sem saber o valor da mensalidade??? E se eu não puder pagar a mensalidade por vir com valor muito elevado? Aí já gastei o valor da inscrição e criei expectativas! Como fica depois???

  • Gente, quem é essa Leda pra falar alguma coisa?.
    O curso de Medicina da FTC é um lixo, os alunos são incompetentes e a faculdade tá em risco de falência..Acorda gente!

    Eu sempre digo: não me arrependo de ter estudado em escola pública, porque ralei muito no ensino médio, aí depois ainda paguei mais 2 anos de cursinho, foi tudo muito difícil, mas tenho orgulho em dizer que me formei em Medicina na UFBA (mesmo em greve) e agora fazendo residência tenho a plena certeza de que tudo valeu muito a pena!

    Hoje vejo cada absurdo que os alunos de Medicina da FTC fazem lá no hospital, é de cair o queixo, acredito que os enfermeiros formados junto comigo na UFBA, desempenham um trabalho mil vezes melhor.
    É muito ” filhinho de papai ” se achando gente e além de tudo não querem fazer nada.

  • Mayana, não há como comparar trabalho de médico com o de enfermeiro pois são duas profissões diferentes, com focos diferentes…médico cura enfermeira cuida. E para cuidar com competência é preciso estudar muito também. Concordo com o que disse sobre a grande maioria dos alunos da FTC, mas comparar médico incompetente com enfermeiras competentes do nível de UNEB e UFBA foi horrível de sua parte. Simplesmente uma coisa não tem nada a ver com a outra!!

  • Mayana, primeiramente, procure se informar quem é Drª Leda pra levantar falso julgamento. Segundo, não generalize todos os alunos de uma IES, sobretudo porque talvez um dia um aluno da FTC poderá ser seu patrão.
    Att,
    Diogo.

  • Nossa, quanto rancor no texto leviano de Mayana! Se orgulhe mesmo de ter estudado na UFBA e retribua sendo boa profissional, afinal, quem pagou seu diploma foi a sociedade brasileira, você deve a ela. Tendo estudado na UFBA, e não na FTC, não deveria tecer comentários como se vc conhecesse a mesma. Fica feio pra você. Parece despeito, aquele pensamentozinho tacanho de que mais cursos abertos, mais médicos e mais concorrência pra você. Os comentários dos profissionais e dos serviços são justamente o contrário do seu. Certamente há mais filhinhos de papai nas públicas que nas privadas, há alunos ruins e profissionais medíocres em todos os lugares. Embora se considere muito boa médica, discordo, alguém tão preconceituosa e arrogante certamente acha que pra ser gente, há uma série de requisitos a cumprir, lamento por seus pacientes.

  • Esse é o tipo de pessoa precoceituosa e arrogante que um dia pode vir a cuidar da minha vida ou de meus familiares e amigos? Deus me livre e guarde…Essa deve ser daquelas médicas que nem escutam o paciente direito pq acha o pobre muito ignorante e inferior a ela, espero que faça jus a essa “síndrome de Deus” que afeta alguns médicos, e sejam mais humanos, pq vcs não são engenheiros, não cuidam de máquinas…Profissional e gente ruim tem em todo canto, com estudo ou sem estudo…Acorda Mayana…Na UFBA também tem profissional de merda, e existe profissional de ponta vindo de instituição privada.

  • Mayana, faço medicina na FTC e EU posso dizer que há vários alunos excelentes, competentes, dignos de respeito… e eu faço parte deste grupo e me esforço muito para isso, portanto exijo respeito.Há “filhinhos de papai” com vagas compradas e garantidas por seus “pais importantes” em qualquer faculdade, inclusive na UFBA como todos sabem, como há também profissionais medíocres em qualquer faculdade e em qualquer profissão. Há também pessoas lutadoras como voce na FTC, pois sei que muitos de meus colegas tem FIES, PROUNI, e ralam e ralaram muito para estar ali e por isso dão muito valor ao ensino.Me admira muito uma pessoa que se diz tão estudada e educada como voce, tecer um comentário tão superficial, generalizado e sem conhecimento algum. Já vi estudantes da UFBA cometerem atrocidades nos hospitais por onde passei, mas isso não quer dizer que todos a cometam, pelo contrário, sei que há pessoas brilhantes. É revoltante, estudar tanto, dar de tudo para ser a melhor e ter que se deparar com pessoas que não sabem nem o que estão falando como voce.O livro que eu estudo é o mesmo que o seu, vários professores meus são os mesmos que os seus ou da Baiana, tenho acesso a informações da mesma forma que voce, e tenho muito interesse e além disso tenho uma coisa que me estimula muito que alunos de outras faculdades não tem. que é a vontade de provar para pessoas como voce que título de universidade não é nada, como tantos estudantes da FTC estão fazendo agora depois de formados e conquistando vagas em residencias e colocações nos primeiros lugares destas vagas.

  • *BAHIANA

  • Eu fico decepcionado quanto a minha profissão quando vejo pessoas como a Srª Mayana falarem sobre um curso de Medicina sem ao menos saber sobre o mesmo. Deixa eu te dizer uma coisa : A unica diferença entre um aluno da UFBA bom e um da FTC bom é que um paga e outro não. Não venha qualificar o seu curso como o melhor de todos porque sabemos o quão sucateada a FAMED está e o quanto o MEC , UFBA e sua coordenação tem se esforçado pra reerguer esse curso de medicina que tem sido alvo do descaso histórico da educação brasileira. Não se atenha de seus pré- conceitos pra poder qualificar um curso como bom ou não porque nada me garante ( pelo seu comentário infeliz neste post fica bem claro que não) que vc é ou foi uma boa aluna na graduação por ter estudado na UFBA. Alunos que não se dedicam tem em todos os lugares e em cursos de medicina isso não é uma excessão. E pelo que sei a UFBA forma médicos e não pessoas arrogantes que se valem do livre arbitro da internet pra sair falando de curso A ou B. Sabe o que é mais interessante disso tudo! É que enquanto se discute se o curso da FTC é bom ou ruim o sistema de saúde do país continua um caos e os “super” médicos formados pelas federais estão ai fazendo mais do mesmo. Eu sou a favor de cada um cuidar de sua vida e nesse caso de sua conduta profissional pra não sair falando besteiras por ai! Vamos respeitar porque a FTC faz um trabalho sério no curso de Medicina e sinceramente não troco por nenhuma UF por ai!

  • O comentário da Mayana é típico dos que não conhecem o curso da FTC, daqueles dispeitados que sequer conhecem o corpo docente, e culmina no absurdo de falar mal da Drª Lêda, isso é o fim da picada. Realmente comprova sua total falta de conhecimento do que tá falando. E sinceramente, nem me parece que recebeu ensino médico, com um comentário preconceituoso destes. Se é que você é médica, vai procurar pesquisar um pouco antes de soltar uma asneira dessas!

  • oi

  • estudar na UFBA é sinonimo de ser um bom profissional? acredito que para ser um bom profissional , precisa muito mais do que ser aprovado no vestibular da ufba.Acredito na credibilidade da Ufba, mais tb acredito que a unifacs é uma instituição respeitada.Como voce (mayana) pode julgar o curso da ftc, devido alguns colegas de trabalho, coisa feia..tb nao podemos julgar a ufba , devido a suas palavras lamentaveis….um bjo muito grande para todos as pessoas que respeitam um profissional acima de tudo

  • TENHO DINHEIROOOOOOOOOOOOOO E POSSSOOO PAGARRRRRRRRRR…..VOU FAZER O VESTIBULAR E VOU PASSAR. ALEM DISOOOOOOO EU ESTUDO MUITO TA !!!!!!!!

  • Boa noite amigos,
    Sou aluno da UFBA e só tenho a lamentar por alunos como Mayana. Não posso dizer que o curso aqui na UFBA é ruim e sucateado como disseram, no entanto precisa de melhorias, assim como a FTC também deve precisar.
    Conheço alunos da FTC e posso afirmar com toda a certeza que eles ralaram muito para chegar onde chegaram. E peço desculpas por essa aluna. Já me deparei com alunos da FTC nos hospitais e digo que a maior parte deles é muito competente (muitos, segundo os médicos, são até melhores que alguns das outras universidades baianas).
    abraço.

  • Boa noite!

    Fico triste em ler tanta bobagem vinda de uma acadêmica de Medicina, minha futura colega! Com as suas colocações você prova duas coisas: A primeira é que não conhece a Dra Leda nem o curso de Medicina da FTC, que dispõe de uma metodologia brilhante e estrutura de curso também, e a segunda coisa que você prova é que tem medo dos Médicos oriundos dessa instituição e a forma como vc tem para se sobresair é tentar minimiza-lo. O corpo discente da FTC esta mostrando para que veio e esta tendo brilhantes destaques na comunicade médica. A FTC não deve nada a UFBA, nem em corpo docente, nem em discente, nem em estrutura, portanto va estudar o que é o curso de Medicina da FTC e depois volte para debater. Sua ignorância só te tornará uma péssima profissional, e ai minha amiga, nem a UFBA vai te transformar em boa médica.

  • gente alguem tem ideia de quanto sera a mensalidade?

  • Mayana , coitada, se eh que colocou o nome certo, troca de nome fia!!! Kkkkkkkk Aproveita e troca de profissao tb, pq deve ser mto incompetente pra querer usar o nome da Ufba pra se vangloriar desse jeito. So o titulo nao te basta amiguinhaa, vai se educar.

  • Eh por isso q a universidade pública está uma merda!!! O dinheiro q poderia ser investido na universidade pública, que tem alunos de excelente qualidade, eh investido em vaga de PROUNI, alimentando essas faculdades particulares. Me desculpem, mas faculdade particular é pagou, passou (não posso dizer se no curso de medicina é assim). Eu conheço váriasssss pessoas que estudam em faculdade particular e que eu me pergunto o que essa criatura está fazendo dentro de um curso superior?? Nem estudam!! Outro caso foi da minha cunhada, a coitada fez o vestibular para arquitetura (NA UNIFACS), só acertou 2 questões de matemática, e fez uns 25% das outras matérias ( eu vi o boletim de desempenho!), saiu o resultado e claro que ela não foi aprovada, mas uma semana depois do resultado, a UNIFACS LIGOU DIZENDO PARA ELA FAZER A MATRÍCULA NO CURSO. AGORA ME DIGA, COMO VOU ACREDITAR NA CREDIBILIDADE DA INSTITUIÇÃO DEPOIS DE VER UM CASO DESSE?? Claro que tem as exceções, como também tem exceção na universidade pública. E todo mundo sabe que o diferencial das universidades públicas, ainda, são os alunos, por isso, não troco o reconhecimento e prestígio de uma universidade pública por nenhuma particular!!!!

  • Pra quem não sabe quem é doutora Leda vou dar uma pequena dica: Vá no site do cnpq e abra o curriculo lates de LEDA SOLANO.
    ps: Depois compare com o SEU curriculo.

    abrç

  • É triste perceber que ainda existem pessoas que pensam assim. Principalmente quando o comentário vem de alguém que se diz médica, que diz que estudou tanto, se esforçou tanto, deu tudo de si e chega aqui para menosprezar o esforço e dedicação dos alunos de medicina da FTC.

  • Acredito que nós não temos que provar nada a mais ninguém do que a nós mesmos. Todos temos livre arbítrio e somos dotados do poder de mudar nossos caminhos se quisermos e pelo caminho que quisermos seguir. Nós não temos é o poder de mudar o caminho de ninguém, pois isso é uma escolha de cada um. Mas o que podemos fazer é ajudar àquele que em dificuldade ou em dúvida ache o melhor caminho. Independente de poder ou não cursar uma universidade particular ou pública ou da discussão inútil de provar que A ou B é melhor, o que vale é o esforço que cada um fez e o merecimento de cada um para estar aonde está e espero sinceramente que cada um de nós saibamos aproveitar as oportunidades que nos são dadas. Por isso, Mayana, ou qualquer dos alunos ou profissionais médicos que pensem como você, espero que saiba o que está fazendo da oportunidade que você teve. Independente do seu diploma, do título que sua universidade te ajudou a conseguir, lembre-se que o seu paciente não vai querer saber disso. ele vai esperar que o seu bem mais precioso seja valorizado, sinceramente, respeitado e acima de tudo bem cuidado com o maior zelo e dedicação. Eu escolhi fazer medicina para ajudar aqueles que precisam de mim e a minha competência eu mostro à eles, dentro de quatro paredes, num consultório, num hospital, em qualquer lugar e não simplesmente pelo título que terei. De que isso vale? Aquele momento é o que importa: o paciente e o médico, o médico e o paciente. É pra ele que você tem que provar alguma coisa e o seu título de formada em uma federal ou em uma particular não vale nada naquele momento. O paciente vai confiar na pessoa que você é, no profissional, na sua competência, por que você escolheu esse caminho e não no seu diploma. Em qualquer lugar, o mais fraco sempre vai precisar da ajuda do mais forte, seja ele um paciente, um amigo, um colega de profissão. Aceite aprender, nós sempre poderemos aprender com qualquer oportunidade mesmo que com aqueles que desaprovamos, com condutas que desaprovamos, como a sua. O conhecimento não se esgota, você também não nasceu suficientemente capaz de conseguir leva-lo somente com você para sempre, assim como nenhum de nós. O conhecimento é patrimônio da humanidade é público, produzimos porque queremos progredir e para que cada vez mais pessoas possam progredir. Nós somos humanos, não temos esse poder de brincar de Deus. A final, quem achamos que somos não é mesmo? Não reclame de ninguém, nem se sinta ameaçada por ninguém, não se compare e nem a ninguém, somente vá em frente e faça o que a sociedade espera que um profissional médico deve fazer com o maior zelo e dedicação. Não se importe com os outros profissionais, se importe com o que você irá fazer do seu caminho e da sua carreira. É disso que vidas dependem. Independentemente de onde me formarei, serei médica e comigo carrego a maior das responsabilidades do mundo: a de cuidar e preservar a VIDA.

    Aluna da FTC
    (não acho necessário me identificar, acho que isso não importa).

  • Se vangloriando de ter passado na federal depois de DOIS anos de cursinho? Qualquer animal consegue minha filha, se enxerga sua imbecil!

  • Logicamente não, um profissional formado em uma instituição de renome não será necessariamente bom, entretanto a instituição restringe o limiar acadêmico deste.

  • Olá… sou estudante de medicina da uefs….
    Mayana, minha filha… sua atitude deixa bem claro uma coisa: vestibular nao mede inteligencia de ninguem… pq se medisse vc certamente nao iria ter passado para curso nenhum…. com essa tamanha ignorancia que vc demonstrou vc provou que na ufba existe profissional desqualificado… vc é um exemplo vivo!
    ao estudar medicina, aprendemos a lidar com pessoas e isso vai alem de entender famacologia e anatomia, patologia…. aprendemos a ter respeito e humildade…. me parece que vc nao aprendeu isso nem na faculdade nem em casa com papai e mamae, neh?
    infeliz daquele que necessitará de seus cuidados….

  • Medicina FTC? LIXO! Dito e desdito por vários professores.

  • olá pessoal, sabemos que a mayana não foi muito feliz no seu comentário, mas deixemos de lado……alguem acima falou na compra de vaga em universidade pública, eu não acredito que exista, pode ate ser q exista, mas convenhamos nas particulares isso acontece e muito…..comparando os alunos das instituiçoes, falando da média, se é q posso dizer assim, percebe-se claramente uma maior proatividade, empenho e demonstraçao de conhecimento de alunos de universidades publicas….quanto ao FIES que falaram acima, de que muitos alunos de faculdades particulares tem, não é para pobres n, n se deixem enganar, são sim para filinhos de papai ricos e mão de vaca, que muitas vezes tem mais de um filho, se n todos, em universidades particulares e não conseguem bancar todos….quando a estrutura e demais aspectos funcionais da UFBA, realmente precisa de melhorias, mas que de maneira alguma impede a boa pratica de ensino….queros fazer uma pergunta a todos, a UFBA tem o HUPES como hospital universitário e a maternidade climerio de oliveira, e as demais faculdades?????a baiana não tem hospital…a FTC muito menos, e agora chega a UNIFACS para completar o time….realmente o MEC ta pecando muito em relação ao ensino de medicnia, permitindo uma coisa dessas….e n venham dizer que eu n quero concorrencia, a questao não é essa, todos sabemos, por ex, que temos campos de praticas iguais, como HGE, HGRS, entre outros, e que quanto mais estudantes menos pacientes para cada aluno o que é impensável quando estamos falando de internato, em que a vivencia com o paciente é o grande diferencial e o que nos estimula na busca do conhecimeno….

    Aluno da UFBA

  • O que adianta ter esses alunos tão bons e esse hospital escola tão importante, se vocês estão há quase 2 meses sem aula e o Hupes está praticamente falido?
    E que bom que você passou na UFBA! Parabéns! Vc sabe fazer prova hein!? Me desculpe, mas vestibular não mede conhecimento e nem diz que um é melhor do que o outro.
    Meu querido, aprenda uma coisa: quem faz a faculdade é o aluno! E quando você se formar, se você não for bom, independentemente da faculdade de origem, o paciente não vai te procurar.
    Quanto a abertura indiscriminada de cursos de medicina eu concordo com você. Isso de fato é preocupante visto que isso pode reduzir a qualidade dos cursos. Mas eu tenho certeza da qualidade do curso de Medicina da Bahiana e da FTC e provavelmente o curso da Unifacs também terá o mesmo padrão.
    Eu não concordo com a abertura de universidades públicas no interior do estado a qual o governo federal não terá condições de arcar com toda despesa. Além disso, será muito difícil um professor bem conceituado deixar de ensinar em instituições localizadas na sua cidade, onde já trabalha há anos para ensinar lá. Vai acontecer o que ocorreu no curso de medicina da UESB de jequié que o coordenador do curso era um fisioterapeuta. Nada contra a profissão, mas um curso de medicina deve ser preferencialmente ensinado por médicos, assim como o curso de fisioterapia, enfermagem, nutrição devem ser lecionados por fisioterapeutas, enfermeiros e nutricionistas respectivamente.
    E só para esclarecer um pequeno mal entendido: o fies ajudou e ajuda muita gente que não tem condições a realizar um sonho que é de se tornar médico. Não fique na ilusão de que só tem fies filhinho de papai porque não é verdade. Na minha turma tenho vários colegas que tem fies, trabalham final de semana como enfermeiros, policiais e fisioterapeutas, para conseguir pagar o valor que o fies não cobre.
    Eu acho que os alunos da UFBA tem que abrir seus horizontes e sair um pouquinho do pedestal. Ser formado na UFBA não é garantia de sucesso profissional.
    Sem mais!

  • Gente,
    Vejo que existe muito rancor e preconceito em diversos sentidos. Temos gente das UF’s questionando particulares e pessoal das particulares atacando as UF’s (sobretudo a UFBA). Com todo o respeito, acredito que as generalizações são, em geral, estúpidas e tacanhas. Fico feliz em ver que alguns comentários são lúcidos ao ponto de indicar o risco de generalizações. Concordo que os alunos de instituições federais tendem a ser mais assertivos e proativos (a própria carência de infraestrutura conduz um pouco a isso). Concordo que existem PÉSSIMOS alunos de instituições particulares, e que o “clientelismo” enquanto prática favorece a esse perfil. Por outro lado, eu teria uma posição leviana se dissesse que conheço as particuolares o sufisciente para generalizar. Além disso, as pessoas que conheço e as faculdades e universidades que conheço me mostram que o perfil varia de um estudante para outro e de uma instituição para outra. Conheci péssimos alunos da FTC; mas o número que conheci é tão pequeno que seria estúpido e irresponsável da minha parfte generalizar. Escutei comentários negativos acerca do curso de medicina de lá. Mas também jé escutei comentários elogiosos (ao menos em relação a alguns estudantes), feitos por estudantes de medicina da UFBA, diga-se de passagem. Acho importante levantarmos esse debate, mas mais importante é exigirmos que as instâncias competentes avaliem adequadamente e com critérios claros os diversos cursos que existem, sejam particulares, seja públicos. No mais, com todo o respeito, façam alguma coisa com todo esse rancor e dor de cotovelo mal processados.

  • Lucas:

    A mensalidade fica em torno de R$ 4.800,00

  • Paty:

    Que bom que você tem dinheiro. Pergunta: Desde quando isso passou a fazer de você um ser humano melhor? Devo supor que os mensaleiros e o Beira-mar sejam semi-deuses, tendo em vista a sua lógica.

  • Amig:

    Com todo o respeito, ter levado 2, 3 ou 10 anos em cursinho não fazem da Mayana uma pessoa melhor ou pior. Os comentários dela é que foram extremamente infelizes. Digo isso só por conhecer muita gente que teve dificuldades, mas que são exemplos de superação, além de serem pessoas maravilhosas no aspecto que mais me parece relevante: o aspecto humano.

  • A FTC é a pior da Bahia. É corriqueiro escutar coisas péssimas sobre a faculdade. Vários professores meus já disseram que é desorganizado e que o nível dos alunos é baixo.
    Comparar a BAHIANA e UFBA com ftc, facs e etc. é pedir de mais…

  • Só mais uma coisa. A aluna da ftc disse que concorda sobre a abertura indiscriminada de cursos de medicina…
    Não é o curso da FTC um desses cursos? Não abriu a menos de 10 anos?

    Eu lembro muito bem quando os jornais anunciavam vagas para estágio e alertavam: “não aceitamos alunos da ftc”.

    Só fazem medicina porque estão no Brasil. Os EUA tem 137 faculdades, se o país fosse sério, não teria nenhuma das mais de 80 que foram criadas em 10 anos (inclusive a ftc).

    Portanto, se você faz medicina em uma faculdade que tem menos de 10-15 anos. Agradeça, você só será “medico” porque mora num país falido.

  • Realmente, muitas faculdades foram abertas por causa da desorganização do país. Caso fosse um país sério, poderia não ter acontecido.
    O discurso ” Quem faz a faculdade é o aluno” é muitíssimo perigoso, afinal, não haveria diferença entre formados na Duke, Harvard ou USP com outras faculdades…

  • A função mais nobre da universidade é formar acadêmicos e fazer pesquisa, e isso as universidades particulares em geral fazem MUITO MAL. Não, eu não estudo numa universidade pública, mas sou realista, ao menos as principais universidades públicas mantém um alto nível de rigor acadêmico que geral aquela famosa frase: “Não sei para que tenho que estudar isso, não vou usar nunca”, e é esse conhecimento que se utiliza para pesquisa e aplicações científica de ponta. Como estudante de Medicina ainda acho que estamos bem se nos comparamos às engenharias, vejam a carga horário REAL, não a que eles mostram no papel e para o MEC, de um estudante de universidade privada, Unifacs e Área 1, por exemplo, são privadas tradicionais e têm em torno de 13 horas por semana de aula presencial obrigatória e 20 semanas por semestre, enquanto a UFBA tem algo que varia em torno de 25 horas e 17 semanas por semestre, agora me diga, você realmente acha que os dois profissionais saem do mesmo nível?
    Em Medicina estamos caminhando para o mesmo buraco, com exceção da Bahiana, eu acho, o resto está com a mesma falta de rigor. A parte positiva é que sempre precisaremos de profissionais meia boca para fazer o feijão com arroz de cada área.

  • GENTE QUE BOBAGEM ESSA HISTÓRIA D FACULDADE BOA E RUIM. VAMOS MELHORART COMO PESSOA QUE VAI NOS TORNAR BONS PROFISSIONAIS.

  • Antes de falar mal da UNIFACS é preciso recordar sobre a trajetória da mesma, a UNIFACS surgiu a 40 anos atrás quando um grupo de professores da UFBA indignados com a situação da universidade decidiram criar uma faculdade de qualidade (tempos depois se tornou universidade por aprovação unanime do conselho do MEC). Hoje tem vários projetos em parceria com a própria UFBA, UNEB, USP, UFRJ, UFRGS, ITA, UNB, UFCG, entre outras, além de universidades da Europa. Tem projetos com empresas brasileiras e multinacionais lideres de tecnologia. desde 2010 integrar a Laureate (maior grupo de universidades do mundo). Considerada pelo ranking da Folha de São Paulo como uma das universidades mais prestigiadas pelo mercado devido a competencia de seus alunos, entre outros cases de sucesso da universidade. Ainda vem algumas pessoas questionar o trabalho desenvolvido pela instituição. É preciso conhecer a FTC, UFBA e UNIFACS para poder questionar o trabalho desenvolvido pela mesma, assim pode-se evitar as besteiras que foram descritas até o momento.

  • Para quem não sabe e se interessa em saber, eu liguei para a instituição e perguntei o valor da mensalidade, e olha a bomba R$ 4.940,00 bom se os “Deuses” da UFBA falaram da FTC (por sinal mais barata e mais renomada instituição no curso em pauta) imagine o que vão falar dos alunos da unifacs.

  • “FTC (por sinal mais barata e mais renomada instituição no curso em pauta)”

    Ele falou isso mesmo?

  • Estudante de medicina, meu bem, vc faz medicina onde mesmo? Foi aprovado (a) no vestibular de qual instituição? Conforme o seu texto, com certeza, não foi nem FTC, nem UNIFACS….. Meu bem, se na sua frase “Comparar a BAHIANA e UFBA com ftc, facs e etc. é pedir de mais…”, a sua intenção era dizer que “Comparar a BAHIANA e UFBA com ftc, facs e etc, (vc esqueceu de colocar essa vírgula) é pedir DEMASIADAMENTE, esse DEMAIS é JUNTOOO!!!!
    Ai, meu Deus! Vcs estão discutindo sobre o que mesmo? Tantas declarações cheias de “propriedades”, mas tb cheia de erros de gramática….. a educação do Brasil está cada vez mais sofrível!
    E vcs são ou serão médicos, o que pressupõe que, independente da instituição q frequentam ou frequentaram, estudaram muito (uns menos, outros mais e outros tantos muito muito mais em decorrência da concorrência) se compararmos aos alunos que foram aprovados em cursos menos concorridos…. É chegado o momento de colocar um fim sobre essa competição mesquinha entre os alunos de universidades privadas e públicas! Tem gente boa e ruim em ambas! Conheço excelentes alunos que acabaram de se formar na UFBA e que n conseguiram passar na prova da residência…. enquanto outros de instituições estaduais e privadas conseguiram…Isso é muito relativo…. e n podemos esquecer que muitos professores ensinam em ambas as instituições…. Aluno tem que “comer” livro em qq situação! Ontem, coincidentemente, uma residente do HSA (Imã Dulce) comentou comigo que os alunos da FTC que rodam por lá têm muita prática… o que desperta uma inveja “branca” (se é que existe isso) qdo vê os internos se apropriando daquilo que ela, que estudou em universidade pública, só vira em livros.
    Portanto,……

  • Essa Mayara esta certissima, o que mais tem e pais comprando vaga em universidades particulares pois seus bebezinhos não querem estudar!!!!
    Tiro meu chapeu para ela, pois sempre estudou em escola Pública e depois passou em uma universidade sem pagar para entrar…
    A MELHOR E A BAHIAANA E UFBA MESMO….AI FICAM VOCES ALUNOS DA FTC MORRENDO DE INVEJA POIS NÃO CONSEGUEM PASSAR EM UMA UNIVERSIDADE DE NOME COMO A UFBA!!!!!!!!!!!!!

  • Não estou generalizando todos os alunos da FTC, pois deve ter muita gente boa por lá tb, é muito dificil entar em uma universidade Publica sempre estudando em escola Publica, pois a nossa realidade no Pais hoje, sobre educação e precaria, mas anda melhorando bastante!
    Boa sorte a todos, e lembre se o que faz o profissional ser bom ou não e somente DEDICAÇÃO E AMOR PELO QUE FAZ!!!!!!!!!!

  • Uuuuuuu vão tudoo se ferrar demoraram 10 anos pra passar no vestibularr!!!!!!!

  • É dificil passar em Medicina na FTC, é meu sonho ?

  • Nossa quanto arrogância e discussão; Que feio. lamento por isso, o que de fato deve-se querer, e uma boa qualidade, infraestrutura, para nós estudantes de medicina, nos aperfeiçoar, contribuindo assim, para a sociedade. O importante, e ser um bom profissional, não só querer ganhar dinheiro, como muitos querem, se você e de uma rede pública, ou privada, não tema, diante da concorrência, mostre os seus valores, e o que aprendeu, o que está aprendendo, mostrando ser competente, e um bom médico.

  • Quanta arrogância, e pq não dizer burrice? Sim, burrice, pq nao vejo outro termo pra quem fala coisas sem saber …Seguinte, eu ouvia muita gente falar mal da FTC, mas acabou vindo pra ca, e agora posso dizer com certeza que o curso daqui eh TOP sim, e n fica atras de Bahiana, Ufba, nada! O método aqui eh muito bom, e inclusive, professores que ensinam na Ufba e Bahiana falaram isso, q a nossa filosofia eh a melhor, entaao, se nao souberem o que falar, fiquem calados, pq como dizem “É melhor ficar calado e parecer um idiota, do que abrir a boca e dar toda certeza”.

  • QUE BAIXARIA VAO TODOS ESTUDAR !!!!!
    OLHA A ETICA
    QUE BAFAFA !!!
    BYE

  • Não generalizado, Publica ou particular ? A Publica e melhor não tem nem comparação. mesmo ambas precisando melhorar.
    Chega de bobagem e vão todos estudar já.

  • fica ate parecendo que quem fala mal ou desdenha faculdades demedicina privada como a facs e ftc eh pq se doe pq nao tem como pagar uma faculdades dessa..
    meu bem depois de formado ninguem pergunta onde vc estudou nao..opaciente quer sua competencia pra trata-lo…

  • fica ate parecendo que quem fala mal ou desdenha faculdades demedicina privada como a facs e ftc eh pq se doe pq nao tem como pagar uma faculdades dessa..
    meu bem depois de formado ninguem pergunta onde vc estudou nao..opaciente quer sua competencia pra trata-lo…
    mas se eu posso pagar eu prefiro uma particular viu dr paulo nem comparo
    equipamentos destruidos na ufba etc…
    nao troco minha facs ou ftc

  • Discussão inócua gente, apenas, comparem as notas de corte das faculdades particulares do Brasil no curso de medicina com as notas de corte das cotas das Universidades Federais que aí realmente não tem como se arrepender de se estudar em escola pública, aí com certeza não da para se arrepender de ter estudado em escola pública, embora, não se compare o ensino fundamental e médio e ambiente das escolas particulares e públicas. Afinal, também, não se compara a dificuldade entre vestibular e enem. Todo lugar tem bons e maus alunos, boas e más administrações e bons e maus alunos e muita coisa é certa depois do diploma na mão o paciente não pergunta onde se formou e ao concurso o fato também não importa!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *