Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Pinheiro diz que vencedoras do leilão de 4G terão que ofertar banda larga rural
As operadoras vencedoras dos lotes de faixas defrequência para oferta da quarta geração (4G) da telefonia celular, em 2,5giga-hertz (GHz), serão obrigadas a ofertar também serviços de telefonia móvelpara as áreas rurais, da faixa de 450 Mhz. Segundo o senador Walter Pinheiro(PT-BA), a obrigação na prestação do serviço visando atender regiões ruraisestava previsto no Edital, caso não houvesse interesse na aquisição da faixa.“Esta frequência é extremamente importante para fazer chegar os serviços datelefonia móvel no interior do Brasil”, destacou.
O primeiro leilão de faixas de frequência para a oferta da tecnologia de quarta geração (4G) da telefonia celular no Brasil ocorreu hoje (12). Segundo Pinheiro, até o final de 2015, asáreas rurais até 30 km da sede de todos os municípios brasileiros terãocobertura na faixa de 450 MHz, com serviços de voz e dados. As operadoras Claro, Vivo, TIm eOI terão que ofertar serviços de banda larga rural. No caso da Claro, serãoatendidos com banda larga rural a Bahia, Amazonas, Amapá, Acre, Maranhão, Pará,Rondônia, Roraima, Tocantins e a região metropolitana de São Paulo.
À Vivo caberá ofertar em Minas Gerais, Pernambuco,Alagoas, no Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, na Paraíba e parte do interiordo estado de São Paulo. A TIM vai oferecer telefonia móvel com banda larga paraáreas rurais do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina,enquanto a Oi fará cobertura para os estados da Região Centro-Oeste e para oRio Grande do Sul.
4G
Com a quarta geração da telefonia móvel, serápossível transmitir dados com velocidades até dez vezes maiores que assuportadas atualmente pela tecnologia 3G (terceira geração). “O leilão rendeuao governo mais de R$ 2,5 bilhões de reais, graças ao ágio de até 66% pagopelas quatro maiores operadoras de telefonia que atuam no país aos lotesofertados pela Anatel”, comemorou Pinheiro. “Todos os municípios com mais de 100mil habitantes terão cobertura 4G até 31 de dezembro de 2016”, completou.
O principal objetivo do leilão, segundo a Anatel, éatender à demanda crescente no país por serviços mais rápidos detelecomunicações e oferecer infraestrutura necessária aos eventosinternacionais que o país vai sediar, como a Copa do Mundo de 2014 e asOlimpíadas de 2016. Por isso, as empresas que ganharem o leilão vão ter queimplementar a 4G nas cidades-sede da Copa das Confederações até 30 de abril de2013 e, nas sedes e subsedes da Copa do Mundo, até 31 de dezembro de 2013.
Assessoria de Comunicação do Senador Walter Pinheiro (PT-BA)