Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Prefeito Anilton Bastos: “A Faculdade de Medicina é nossa!!!”
O Prefeito Anilton Bastos Pereira foi o último orador e não se conteve e bradou a plenos pulmões “A Faculdade de Medicina é nossa!!!” para delírio da centenas de pessoas que lotavam as instalações do Centro de Cultura Lindinalva Cabral que explodiu em demorados aplausos. O brado de vitória parecia preso na garganta, tal a ansiedade, do prefeito e de todos que ali estavam sobre a aprovação ou não desse projeto de muitos anos, que também estava sendo disputado pelos municípios de Picos, no Piauí, Salgueiro, em Pernambuco e ainda apareceu outra pretendente no sul da Bahia. E Anilton falou, muitas vezes interrompido pelos aplausos incontidos.
“Paulo Afonso começa a ser um grande centro universitário. Primeiro, chegou a UNEB. Depois, a visão do Professor Gilberto Oliveira e seus filhos, fez nascer a FASETE. Numa outra grande luta, conseguimos trazer o IFBA que já nos oferece o Curso de Engenharia Elétrica. E agora, depois de mais muitas outras batalhas, conseguimos trazer para Paulo Afonso este Campus da UNIVASF com o Curso de Medicina e mais 4 ou 5 outros cursos para a nossa região”. Prefeito Anilton Bastos Pereira.
Univasf para Paulo Afonso – Na abertura do evento, Carlos Aguiar, Chefe do Gabinete do Diretor Administrativo da Chesf, falou do empenho da hidrelétrica em dar todo o apoio para a vinda da Univasf para Paulo Afonso. “Toda a estrutura do HNAS, terreno para a construção da Univasf, as instalações do Grande Hotel para outros cursos estão sendo disponibilizados pela Chesf, que também se alegra por essa conquista. Temos aqui, além do Administrador Regional, Augusto César, o gerente Regional de Operação Flávio Motta, assessores da APA, vários gerentes da empresa, nessa parceria da Chesf que só trará o bem para toda a comunidade regional, de cerca de 30 municípios dos Estados da Bahia, Alagoas, Sergipe e Pernambuco”.
“Confesso que fiquei sem acreditar”
O Deputado Paulo Rangel lembrou as muitas caminhadas até à vitória. “Estava doente, de atestado médico, quando recebi a ligação de Edmilson (chefe do Gabinete do reitor Jualianeli) informando que estava decidida a vinda da Univasf para Paulo Afonso. Confesso que fiquei sem acreditar. Depois Josias me ligou. Eu liguei para Edmilson. Até me conformar que tínhamos vencido uma grande luta, porque o que queríamos para Paulo Afonso, outras cidades, de Pernambuco, do Piauí e até da Bahia, também queriam”.
Debaixo de muitos aplausos, continuou o deputado pauloafonsino, “Também quero dizer que isso só foi possível pela insistente luta do companheiro Josias Gomes que se dedicou inteiramente a esta causa, conversando com o governador Wagner, com o ministro Aloísio Mercadante, e do prefeito Anilton Bastos, aguerrido nessa grande luta.”
“Temos a Uneb, o IFBA, e agora chega a Univasf”
Josias Gomes escondeu a emoção brincando com o auditório. Descobriu no meio da plateia muitos jovens do ensino médio, com seus uniformes escolares, todos na maior euforia pela oportunidade que se abre para eles.
“Vocês, jovens, serão os grandes beneficiários do que aqui hoje se comemora. Seus pais, seus avós, nunca tiveram a oportunidade de estudar, fazer um curso superior nesta região. Muitos tiveram que ir para outros centros ou ficaram sem estudar por falta de condições financeiras porque a manutenção em grandes centros é de custo elevado. Hoje, vocês vêem os caminhos se abrindo. Temos a Uneb, o IFBA, e agora chega a Univasf com o ensino público e um curso de medicina e outros desta área para que todos vocês cresçam, adquiram o conhecimento necessário para mudar muita coisa nessa região”.
O deputado, muitas vezes interrompido pelos aplausos também elogiou a luta do prefeito Anilton “que me motivou a somar esforços, junto a instâncias federais para que todos nós, hoje, aqui, estejamos comemorando”. Brincou com o colega Paulo Rangel “que adoece por causa do sedentarismo. Por isso, peço à Sra. D. Rangel (mãe de Paulo, também presente) que bote esse menino para caminhar, fazer exercícios”. (Risos e aplausos).
Além de Medicina, Nutrição, Fisioterapia e outros
O reitor da Univasf, Julianeli Tolentino falou da “alegria em ver a felicidade no rosto das centenas de pauloafonsinos neste auditório e igualmente nos sentimos felizes por estar ajudando a trazer essa alegria para a população desta cidade e de dezenas de outras nesta região. Estamos trazendo não apenas o curso de Medicina mas outros também, associados à área de saúde, como Nutrição, Fisioterapia e outros, num total de 4 ou 5, inicialmente, e isso só está sendo possível pelo empenho e pelo apoio de parceiros como a Chesf, o governo do Estado da Bahia, o Governo Federal, os deputados Paulo Rangel e Josias Gomes e o prefeito Anilton Bastos que se comprometeu com o apoio da Prefeitura de Paulo Afonso para a construção do restaurante universitário para 500 pessoas”.
O Prefeito Anilton Bastos Pereira foi o último dos cinco oradores que falaram da importância da vinda do Campus da UNIVASF para Paulo Afonso.
“Nunca será demais ressaltar o apoio que encontramos no Governador Jaques Wagner. Quando ele me informou, em 7 de Julho do ano passado, da possibilidade da vinda desse Campus e me pediu que segurasse um pouco essa informação eu disse a ele como era difícil guardar isso que era o sonho de todos os pauloafonsinos e, no mesmo dia, na 3ª Conferência Municipal da Saúde, no Memorial Chesf, eu dei essa informação para a alegria de todos. E nessa luta, quem sempre esteve ao meu lado, a nível estadual foi o deputado Paulo Rangel e a nível federal contamos com a disposição e o empenho do deputado Josias Gomes”.
O prefeito também destacou a grande importância do apoio da Chesf. “Através do Diretor Pedro Alcântara, a Chesf trouxe a notícia da disponibilização das instalações do Hospital Nair Alves de Souza, como hospital escola, e doou grande terreno, próximo ao Nair para a construção das instalações da Univasf nesta cidade. Agora, a Chesf doa também as instalações do antigo Grande Hotel para que ali sejam implantados outros cursos pela Univasf”.
E continuou o prefeito Anilton: “Agradecemos, os pauloafonsinos agradecem ao governador Jaques Wagner e à presidenta Dilma por essa visão de oferecer esta oportunidade de desenvolvimento para Paulo Afonso, através da educação, da oferta de mais vagas em curso superior para os jovens de Paulo Afonso que, como eu e muitos que hoje estão aqui, tiveram que sair de sua terra para ir estudar nos grandes centros”.
E concluiu o prefeito Anilton: “Foi uma luta intensa. Em vários momentos sentimos que poderíamos perder todo o esforço, mas, enfim, aqui estamos, vibrando, exultando de intensa alegria, porque a faculdade de medicina é nossa!!!”.
Ao final da solenidade a adolescente Joselita Caroline, da Escola Municipal Manoel Neto, falou da alegria que “eu e milhares de estudantes de Paulo Afonso estamos sentindo com a chegada da Faculdade de Medicina em minha cidade. Estamos felizes, Dr. Anilton, por esse grande presente para todos nós”. Foi aplaudida de pé e recebeu os abraços e o carinho das autoridades presentes.
À mesa estavam além do Prefeito Anilton Bastos Pereira, sua esposa Ana Clara, que é Secretária de Desenvolvimento Social, o vice-prefeito Jugurta Nepomuceno Agra, Deputado Estadual Paulo Rangel(PT), Deputado Federal Josias Gomes(PT), Reitor Julianeli Tolentino, Edmilson Santos, Chefe do Gabinete do Reitor da Univasf, Carlos Aguiar, Chefe do Gabinete do Diretor Pedro Alcântara, da Chesf, Augusto César, Administrador Regional da Chesf, Selma Carvalho, Secretária Municipal de Educação, Marcos Antônio, diretor da DIREC-10, Vereador Antônio Alexandre.
Também presentes o diretor da UNEB, Professor Dorival Pereira, o diretor do IFBA, Professor Arleno de Jesus, os diretores da FASETE, Gilberto Gomes de Oliveira, Jacson Oliveira e Gilberto Sérgio, o diretor do HNAS, Renaldo Teixeira, Vereador Petrônio Nogueira e grande número de secretários municipais e gerentes da Chesf, professores e lideranças do município, além de médicos, enfermeiros e pessoal da área da saúde.
Texto e Redação de Antonio Galdino
5 Comments
Sei que essas quarenta vagas serão para os filhos dos ricos,pobre com certeza não entra,não me iludo,moro em Paulo Afonso a anos.
VAMOS EM FRENTE !!!! BOM DIA A TODOS!!!
Enfim outra grande vitória do nosso prefeito Anilton Bastos e deputado Paulo Rangel, parabéns agradecemos de coração, e nós que temos filhos é uma grande oportunidade de estudo, aqui mesmo na nosa cidade, sem ter que sair de casa para completar seus estudos e sonhos, mais uma vez parabéns pelo empenho.
Olha no meio de um evento como este aparece este Paulo ,é um
processo sério o prenechimento das 40 vagas vá estudar par concorrer.
Parabéns Galdino pela matéria .Acredito que esta faculdade vai ter
bons professores médicos ,aqui de Paulo ,não vou citar para não casusar ciumeira.Foi um dia marcante valeu Deputado Paulo Rangel,
vossa excelencia demonstrou que é o verdaeiro filho da terra .Obrigado
ao federal Josias.Que Deus der muitos anos de vida a todos nós e
breve possa participar da formatura de um neto ,sobrinho formado
em medicina aqui em Paulo Afonso-Ba.
Sempre tem um “alma sebosa” (“PAULO”) pra criticar. Cuidado, sujeito, pra não morrer de infarto com tanto pessimismo!