AGENDA 21: APLICABILIDADE E RESULTADOS NA ÁREA EDUCACIONAL.

 AGENDA 21: APLICABILIDADE E RESULTADOS NA ÁREA EDUCACIONAL.

Na Conferência das Nações Unidas Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento chamada de Rio-92, os países participantes assumiram o compromisso e o desafio de internalizar, em suas políticas públicas, as noções de sustentabilidade e de desenvolvimento sustentável. Para cumprir esse desafio, foi criada por decreto presidencial a Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 21 – CPDS, tendo como função coordenar o processo de elaboração e implementação da Agenda 21 Brasileira.

No processo de desenvolver a Agenda 21 Brasileira, adotou-se uma metodologia multissetorial, com base na realidade brasileira, enfocando a interdependência das dimensões ambiental, econômica, social e institucional. O processo de elaboração da Agenda 21 Brasileira se deu pelo estabelecimento e pela formalização de parcerias, tendo em vista que as ações propostas pela Agenda 21 não podem ser tratadas apenas como programa de Governo, mas sim como um produto de consenso entre os diversos setores da sociedade brasileira.

Essa ferramenta se bem aplicada nas comunidades escolares trás vantagem competitiva e provoca desenvolvimento sustentável para qualquer economia e para uma melhor compreensão do descarte dos resíduos sólidos, tão abrangente na sociedade consumista e sem uma cultura de preservação ao meio ambiente.

Necessário faz que os governos  municipais implementem juntos ao colegiado escolar dos seus respectivos municípios sobre essa forma de gestão voltada à preservação ambiental e que educam de forma linear as discussões sobre a incorporação do conceito de sustentabilidade ao desenvolvimento local.

Silvano Wanderley – Mestrando em Gestão e Auditoria Ambiental / Ambientalista

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *