Ampliação de biofábrica em Juazeiro contribui para controle da dengue

 Ampliação de biofábrica em Juazeiro contribui para controle da dengue

A Bahia deu mais um passo no combate à dengue com a inauguração, na manhã deste sábado (7), no município de Juazeiro, das novas instalações da Unidade de Produção do Aedes Transgênico, na Biofábrica Moscamed Brasil, em Juazeiro. O empreendimento, construído com recursos do governo da Bahia, cerca de R$ 1,6 milhão, visa controlar a transmissão da doença produzindo linhagens de mosquitos geneticamente modificados, que morrem antes de chegar à fase adulta, e, por isso, não conseguirão transmitir a doença.

Participaram da solenidade de inauguração o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e os secretários estaduais da Saúde, Jorge Solla, da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, e da Agricultura, Eduardo Salles.

Com a ampliação, a biofábrica passa a produzir quatro milhões do mosquito macho por semana, número oito vezes superior aos 500 mil que eram produzidos. O secretário da Saúde disse que já é possível constatar a redução da proliferação dos mosquistos transmissores da dengue e que o projeto vai ser levado para cidades de tamanho médio.

De acordo com Alexandre Padilha, o trabalho desenvolvido em Juazeiro vai ser monitorado pelo Ministério da Saúde. “Essa é a maior fábrica produtora de aedes transgênico do mundo e o ministério apoia e vai acompanhar o trabalho de campo e a capacidade de impacto que ela tem para poder levar para as outras cidades como mais uma ferramenta de combate à dengue”. Padilha lembrou também que outras formas de prevenir a doença não podem ser descartadas.

Após a inauguração, o secretário e o ministro da Saúde visitaram a Central de Regulação de Leitos de Juazeiro.

 

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *