Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Aprovada no último concurso da Receita Federal vivia maratona de 45 horas de estudo por semana
Resolver exercícios é o caminho certo para quem quer passar, recomenda professor
Para tomar posse do cargo de analista administrativa da Receita Federal, em 2009, Lorrayne Mello, de 26 anos, abriu mão de passar mais tempo com amigos e família e, durante um ano, manteve uma maratona de 45 horas de estudo por semana.
— Eu ia para academia de manhã e começa a estudar às 9h. Depois fazia uma pausa de uma hora para almoçar e voltava a estudar até as 18h. À noite, eu ia para a aula e estudava mais três horas.
A rotina adotada por Lorrayne faz parte da realidade de muitos concurseiros, que precisam de dedicação e foco na hora de se preparar para um concurso público.
Sem trabalhar, a jovem pôde dedicar os dias da semana inteiramente aos estudos e reservou os sábados para o lazer. Aos domingos, ela se preparava em aulas específicas de exercícios.
— Quando o edital foi lançado, eu comecei a estudar aos domingos em um curso onde eu apenas resolvia exercícios e me preparava para a prova.
Para o professor de atualidades Geraldo Neto, do curso Maxx, resolver exercícios é o caminho certo para quem deseja passar não só na Receita Federal, mas também em outros concursos.
— Os exercícios fazem o aluno fixar o que aprendeu na teoria. É muito importante que, além de resolver e chegar a resposta correta em uma questão de múltipla escolha, ele entenda por que as outras alternativas estão erradas. Assim, ele consegue assimilar o conteúdo.
No dia da prova
Neto diz acreditar que para passar em um concurso concorrido como o da Receita Federal, é preciso estudar, no mínimo, de um ano e meio a dois anos. Para ele, o ideal é que o concurseiro mantenha o foco no estilo de prova que irá fazer. E no dia do exame, o importante é relaxar.
— Não adianta você ter passado horas estudando e no dia da prova sair de cabeça quente de casa. É necessário também se preocupar com o psicológico e com o físico.
Atitudes simples como levar uma garrafa de água no dia da prova também podem fazer a diferença, afirma o professor.
— O tempo que você perde quando deixa a sala de aula para beber água é o tempo que você perde resolvendo pelo menos duas questões da prova.
Já um chocolate ou amendoim podem ser a solução para os teimosos, explica Neto. Ao mastigar, o estudante tem uma sensação de alívio.
Concurso
A Receita Federal recebeu até domingo (29) as inscrições para o concurso público que irá preencher 750 vagas de analista tributário e 200 de auditor-fiscal.
O salário oferecidos variam de R$ 7.996,07 a R$ 13.600, de acordo com o cargo escolhido. Para participar do processo seletivo, o interessado deve ter nível superior em qualquer área e estar em dia com as obrigações eleitorais e militares.
Candidatos com família de baixa renda e que estiverem inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) podem pedir isenção do pagamento da taxa entre os dias 16 e 17 de julho. O resultado será divulgado no dia 19 do mesmo mês.
As provas objetivas para analista tributário estão previstas para o dia 16 de setembro. Já para auditor fiscal, elas serão realizadas nos dias 15 e 16 de setembro. R7