Bahia inicia capacitação de profissionais de turismo para Copa 2014

 Bahia inicia capacitação de profissionais de turismo para Copa 2014

Mais de cinco mil profissionais de turismo da Bahia que vão trabalhar na Copa de 2014 terão aulas do curso de qualificação para o ensino de inglês, espanhol e Língua Brasileira de Sinais (Libras) a partir do mês de agosto.

O acordo de cooperação técnica para que as aulas sejam ministradas foi assinado segunda-feira (30) por representantes da Secretaria Estadual do Turismo (Setur) e Instituto Federal de Educação Tecnológica (Ifba), durante o Fórum Estadual do Turismo, realizado no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.

A ação faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Copa) e conta com investimentos de R$ 9 milhões do governo federal.

Segundo informações da Setur, devem participar das aulas profissionais como policiais civis, militares, guias e monitores do Carnaval e trabalhadores de estabelecimentos que ficam no entorno dos principais pontos turísticos de Salvador e também da Arena Fonte Nova.

A iniciativa contempla ainda trabalhadores de municípios turísticos, como Mata de São João, Cachoeira, Maragojipe, Cairu, Lençóis e Lauro de Freitas.

“Devemos incluir também Porto Seguro no programa. Já articulamos essa possibilidade com a direção do Ifba, devido à importância do município para o turismo baiano”, explicou a superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Cássia Magalhães, que coordena o programa.

I Salão Baiano de Turismo e investimentos na Baía de Todos-os-Santos

Durante o evento, foi apresentado o balanço do I Salão Baiano de Turismo. O secretário Domingos Leonelli ressaltou a importância do salão e colocou em discussão com representantes do trade das 13 zonas turísticas do estado a possibilidade de realizá-lo de forma anual ou bienal.

Os presidentes do Conselho Baiano de Turismo, Sílvio Pessoa, e da Associação Brasileira de Agências de Viagem/Seção Bahia (Abav/BA), Pedro Galvão, elogiaram o evento. “Foi um salão que não ficou devendo nada a outros salões nacionais e internacionais”, declarou Pessoa.

No fim da reunião do fórum, a superintendente de Investimentos em Polos Turísticos da Setur, Clarissa Amaral, apresentou a matriz de aportes aprovada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que financiará, por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), US$ 85 milhões na qualificação e infraestrutura da Baía de Todos-os-Santos.

 

 

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *