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Estruturação da hidrovia do São Francisco
Comandante do Exército Americano vem ao Brasil discutir contrato de cooperação com a Codevasf para estruturação da hidrovia do São Francisco
O presidente da Codevasf, Elmo Vaz Bastos de Matos, reúne-se, na próxima terça-feira (10/07), na sede da empresa, em Brasília (DF), com o comandante do Comando Sul das Forças Armadas dos Estados Unidos (Commander of US Southern Command), tenente-brigadeiro da Força Aérea Douglas Fraser, com o objetivo de discutir o contrato de cooperação técnica assinado entre a Codevasf e o Corpo de Engenheiros do Exército Americano (USACE) para consultoria visando ao desenvolvimento da hidrovia do São Francisco mediante o controle de processos erosivos, melhoria de navegabilidade e contenção de margens. O general Fraser estará em Brasília acompanhado de uma comitiva formada de líderes da Comunidade Americana.
Durante o encontro, Elmo Vaz fará uma apresentação institucional da Codevasf, e os técnicos do USACE que estão atuando na sede da Companhia, juntamente com os técnicos da Gerência de Concessões e Projetos Especiais da Codevasf, irão explanar sobre o trabalho que está sendo desenvolvido por meio do contrato, assinado em dezembro de 2011, com vigência de três anos, envolvendo investimento de US$ 3,84 milhões. O USACE tem experiência de quase 200 anos na melhoria da navegabilidade através da remoção de obstruções, dragagem, obras de estabilização de margens e bancos de sedimentos, além de treinamentos.
Pela parceria firmada, o USACE irá providenciar assistência técnica ao longo do São Francisco, em tempo integral, com especialistas em áreas de hidráulica, geotécnica, dragagem e engenharia de construção (incluindo outras especialidades a serem requeridas pela Codevasf), com experiência em estabilização de margens de rio, controle de erosão, dragagem, escavação em rocha e navegação. A consulta técnica de seleção de projetos, concepção, construção, dragagem e escavação de rocha está prevista durante os três anos do acordo.
Foram identificados 12 projetos de navegação aquaviária, que serão avaliados nos primeiros doze meses. No primeiro ano, está sendo avaliada a programação dos três anos do contrato. Para o primeiro ano, até agora foram identificados os projetos de avaliação do campo de provas, em Barra (BA), e a aplicação dos tubos de geotêxtil, na Ilha Sambaíba, e Curralinho.
As ações foram iniciadas em março deste ano com a coleta de dados e visita ao campo de provas. O monitoramento do projeto pelo USACE envolve também investigação geológica, avaliação geotécnica, análise da qualidade da construção, análise hidrológica e outros estudos. O campo de provas é uma experiência piloto da Codevasf para contenção de margens e melhoria da navegabilidade do São Francisco. No local estão sendo aplicados métodos de bioengenharia, com aproveitamento de vegetação nativa da região, para fixação da mata ciliar. As intervenções envolveram diversas etapas desde a análise do solo, levantamento topográfico até o trabalho de conformação de margens, com a confecção de trincheiras e defletores.
FOCO NA HIDROVIA
A recuperação da hidrovia representa influência direta na revitalização do São Francisco, pois as técnicas empregadas se destinam devem conter erosões e melhorar a navegabilidade,
oferecendo melhores condições de sobrevivência do rio e de logística para o escoamento da produção regional.
Além da revitalização e recuperação de margens no campo de provas em Barra (BA), em parceria com o Exército Brasileiro, a Codevasf já vem realizando outras ações para viabilização do empreendimento como o desenvolvimento de novo modelo de gestão colaborativa de hidrovia pelo Banco Mundial e proteção de barrancas pela Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (CERB).
A expectativa é de que a hidrovia (situada no trecho entre Bom Jesus da Lapa e Petrolina/Juazeiro) esteja trabalhando, em condições de eficiência, até 2014, atraindo grandes investidores à região e ajudando a viabilizar projetos de irrigação voltados para as commodities, sobretudo no ramo de grãos e líquidos, como o etanol, que precisam de um transporte competitivo, no caso específico, a hidrovia.
O TENENTE-BRIGADEIRO FRASER
O tenente-brigadeiro Douglas Fraser é graduado pela Academia da Força Aérea dos EUA, como bacharel em Ciência Política, e pós-graduado pela Universidade de Auburn, com Mestrado em Ciência Política, e outras graduações na área militar. Atualmente à frente do Comando Sul dos EUA, Fraser é responsável por toda cooperação para segurança do Departamento de Defesa nas 45 nações das Américas do Sul e Central e do Mar do Caribe, compreendendo uma área de 25 milhões de km2. Em sua carreira militar, Fraser tem acumulado experiências adquiridas à frente de diversas atividades, comandando unidades operacionais por toda a Força Aérea dos EUA.