Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Lições de Cabo Verde, por Francisco Nery Júnior
Cabo Verde é um conjunto de 10 ilhas na costa ocidental da África. Apenas uma não é habitada. Foram descobertas pelos portugueses em 1460 e deles herdaram a língua. O arquipélago serviu de entreposto de escravos para o Brasil durante muito tempo. Quando chegamos a Cabo Verde (excetuando a vetusta burocracia de entrada no país), eles nos sorriem. Poderíamos nós sorrir mais em Paulo Afonso. Não custa muito e o turista, que traz divisas importantes para a economia, se sente acolhido. Em outras palavras, gasta mais.
Cerca da metade do PIB de Cabo Verde vem do turismo. A Cidade Velha de Praia, capital do país, e a paradisíaca Ilha do Sal encantam o turista. O cuidado em manter os preços baixos é uma constante. Comida, hospedagem e roupas não custam caro em Cabo Verde. Esse é um cuidado que poderia ser mais considerado na nossa cidade. Aqui andamos de táxi – eles circulam constantemente à cata de passageiros – a preço de pouco mais que uma passagem de ônibus em reais.
O país adotou, desde a independência de Portugal em 1974, no bojo da Revolução dos Cravos, o sistema parlamentar. Existe um presidente eleito que funciona como uma espécie de rainha da Inglaterra. Cada cidade é governada pelo presidente da câmara municipal, que corresponde ao nosso prefeito. Como o meu leitor imaginaria Paulo Afonso governada pelo presidente da Câmara Municipal?
Água e energia elétrica são artigos de luxo nas ilhas. Nos montes, vemos os cataventos constantemente à cata dos ventos para produzir energia. A Chesf está entrando nesse mister e creio que alguma parceria poderia ser implementada com o país. A empatia em relação ao Brasil é muito grande e ambos os países poderiam tirar proveito de um relacionamento entre povos de origem e história semelhantes.
Aí está, para os nobres leitores do Pan, um breve relato direto das Ilhas de Cabo Verde onde se fala, além do português, o crioulo, que é uma mistura de português e substratos locais. Em entrevista com o senhor prefeito da Cidade da Praia, Dr. José Ulisses Correia, ele demonstrou grande interesse em iniciar uma parceria com a nossa cidade.
De Cabo Verde, na África,
Francisco Nery Júnior