Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
O IFBA de Cabo Verde
O nome do Ifba da Cidade da Praia, capital de Cabo Verde, única escola técnica da cidade, é Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos.
Fundada há 17 anos, com recursos da União Europeia, principalmente da Espanha, a escola é de tão grande importância para os praianos quanto o Ifba, Campus de Paulo Afonso, o é para Paulo Afonso e região. Os alunos egressos – que foram selecionados para a escola por análise de currículo e de comportamento – têm emprego assegurado no país, cujo setor de construção continua bastante aquecido, e no exterior. Cerca de dois terços dos caboverdianos trabalham e estudam no exterior, inclusive no Brasil.
Segundo o Diretor Técnico, Prof. Luís Andrade, ex-aluno da escola, com curso de aperfeiçoamento no Senegal, os cursos oferecidos são Eletrotécnica (Eletricidade e Eletrônica), Construção Civil, Informática de Gestão, Contabilidade e Administração com possibilidade de implantação do curso de Artes Gráficas.
Semelhantemente ao Campus de Paulo Afonso, com os seus núcleos de Juazeiro e Euclides da Cunha, o número de alunos matriculados gira em torno de 1.000 alunos. A procura por uma vaga na escola é muito grande, considerando a possibilidade de emprego e crescimento profissional.
Os recursos dos caboverdianos são modestos se comparados com o esforço orçamental que o nosso governo reserva às instituições federais de educaçãp tecnológica. Por isso mesmo, pudemos verificar, em visita aos laboratórios e projetos da escola, a criatividade dos alunos e dos professores no emprego de material reciclado. Em um dos projetos de alimentação elétrica de um conjunto habitacional, em miniatura, a energia é fornecida por um minigerador alimentado pela força eólica de um ventilador doméstico. Como não existem hidroelétricas no país, o governo começa a investir na geração eólica por cataventos gigantes e por coleta de calor por placas solares.
O Prof. Luís Andrade demonstrou grande interesse em visitar o nosso país e conhecer os nossos projetos. Aqui, como lá, a direção do instituto demonstra grande paixão pela escola e seus empreendimentos, condição fundamental para a otimização dos recursos e dos resultados.
F. Nery Jr.