Paulo Afonso sedia 59ª reunião da APSB

 Paulo Afonso sedia 59ª reunião da APSB

A Associação dos Prefeitos do Sertão Baiano (APSB), com apenas seis dos 24 gestores associados, realizou sua 59ª reunião na sexta-feira (27), desde que foi criada em 2001, sob a presidência do então prefeito de Paulo Afonso, Paulo Barbosa de Deus.  A reunião  aconteceu em Paulo Afonso no Auditório Dr. Edson Teixeira, e teve como anfitrião o prefeito Anilton Bastos Pereira, e foi presidida pela primeira vez pelo novo presidente, Humberto Gomes, prefeito de Chorrochó, que ao contrário de todos os 24 membros da entidade não é candidato, por estar concluindo o seu segundo mandato em dezembro de 2012. Humberto foi escolhido para dirigir a APSB em reunião realizada no dia 15 de junho na cidade de Rodelas, quando o então presidente Carlos Sobral comunicou seu afastamento para concorrer à reeleição em Coronel João Sá. Na ocasião apenas seis prefeitos estiveram presentes, além do vice prefeito de Paulo Afonso, Jugurta Nepomuceno Agra.

Como de praxe, os principais temas debatidos na reunião foram: efeitos negativos da seca, segurança pública, escassez de recursos financeiros e falta de manutenção das rodovias BA 210 e BR 116, o que na opinião de Humberto Ramos compromete ainda mais o desenvolvimento de ações por parte dos municípios, que tragam resultados positivos para todos, além causar sérios danos materiais e humanos para quem trafega constantemente por estas estradas: -“Precisamos tomar iniciativas urgentes no sentido de despertar as autoridades estaduais e federais, para que a nossa região seja vista como prioridade”, disse o novo presidente.

Na oportunidade, o superintendente da Companhia de Ação Regional (CAR), Dernival Oliveira Júnior e a engenheira Rute Carvalhal apresentaram o SOS SECA, novo programa estadual de combate aos efeitos de longas estiagens, que prevê diversas obras como construção de cisternas e novas ações da companhia, previstas para serem executadas na região, entre outras que se já encontram em andamento através de convênios com os municípios e Associações Rurais.

A exemplo da última reunião de trabalho que ocorreu em Rodelas, a reunião de Paulo Afonso também se ressentiu da ausência da maioria dos prefeitos que compõem a entidade. Dos 24 inscritos apenas  6 compareceram ao encontro de Paulo Afonso. A ausência cada vez mais frequente dos prefeitos tem enfraquecido gradativamente a instituição. Já tem prefeito argumentando que a manutenção da APSB precisa ser repensada. 

Participaram da 59ª reunião da APSB em Paulo Afonso, apenas o anfitrião Anilton Bastos Pereira, o presidente Humberto Ramos de Chorrrochó, Ena Vilma de Gloria, Emmanuel de Rodelas, Pedrinho de João Ferreira de Jeremoabo e  Manoel  Vieira de Santana, o Bebé de Adustina, além do vice prefeito de Paulo Afonso, Jugurta Nepomuceno Agra. 

A APSB só volta se reunir após as eleições de outubro de 2012. O local e data da 60ª reunião da APSB, não foi definida, após a reunião de sexta-feira.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *