Baianos lotam o Farol da Barra na Corrida e Caminhada Esperança 2012

 Baianos lotam o Farol da Barra na Corrida e Caminhada Esperança 2012

Salvador (BA) – A chuva no início da manhã não foi suficiente para afugentar os 1,1 mil inscritos na segunda edição da Corrida Esperança em Salvador. O Farol da Barra, um dos cartões-postais mais conhecidos da capital baiana ficou lotado desde cedo na concentração para a corrida. A prova foi uma das 12realizadas em todo o pais, que reunir mais de 18 mil pessoas.

Além dos inscritos, muitas famílias acordaram cedo para acompanhara festa de solidariedade que, em Salvador, arrecadou R$ 38,5 mil para o Projeto Criança Esperança, uma parceria Unesco e Rede Globo.Essa aliás, é a principal motivação de quem participa. Maria Correia, de 71 anos, realizou a prova pela segunda vez, caminhando. Para ela, a taxa de R$ 35 poderia ser até maior. “A necessidade é grande, as crianças do Brasil precisam de mais inclusão”, diz a aposentada.

Quem enfrentou a chuva para chegar ao Farol foi recompensado. O sol brilhou pouco antes da largada. Corredores, de elite ou não, largaram na frente. Logo atrás, vieram os demais, interessados apenas em completar a prova. Muitos fazem o percurso todo andando.

O primeiro a cruzar a linha de chegada foi Silvano Araújo de Lima, com o tempo de 16 minutos e 11 segundos. Ele saiu de Jacobina, a 330quilômetros de Salvador, para participar da prova. “Ano passado não deu pra vir”, disse Silvano, que considerou a prova fácil, apesar do assédio dos concorrentes. “Pra gente é mais um treino, mas ninguém vem pra brincar”, adverte.

Completaram o pódio masculino André da Conceição Santos,  com16m49s e Gilmar Gomes dos Santos, que completou em 16m58s. André, que planeja começar a competir 10 quilômetros no próximo mês, conseguiu seu quinto pódio esse ano, nos 5 quilômetros. “É bom para ganhar confiança, perder a timidez”, explica. Gilmar, que mora em Ribeirão Preto, aproveitou a estadia na terra natal para estrear na Corrida Esperança. Com participações em provas como a São Silvestre e a Volta da Pampulha, o professor de educação física vê outro tipo de retorno além do pódio. “Para mim é gratificante, porque muitas crianças são beneficiadas com esse projeto”.

 No feminino, a campeã do circuito estadual de corrida de rua, Giovana Santos Pereira confirmou o favoritismo chegando em primeiro,com 18 minutos e 26 segundos. Giovana conquistou o bicampeonato da Corrida Esperança e não mediu esforços para disputar a prova.”Estava sem dinheiro para a inscrição e vendi minha bicicleta para estar aqui, para mim é muito importante fazer parte do Criança Esperança”, orgulha-se Giovana.

Em segundo lugar, chegou Augustinha Lopes dos Santos, com 21m45s, que ano passado não participou por estar em outra prova. “Em 2011fiquei sentida por não ter vindo, esse ano eu fiz questão de participar”, explicou Augustinha. A terceira colocada também veio de longe.

Celeida Silva Fernandes Azevedo saiu de Caetité, a 757quilômetros de Salvador, para completar a prova em 22m19s.

Celeida pertence ao grupo de atletismo da Caixa Econômica na Bahia e usou a Corrida Esperança como treino para os Jogos Nacionais da Caixa, que acontecem esse mês. “Para mim tem uma motivação especial participar da Corrida Esperança, por ser uma grande causa,além do prazer de correr, me sinto bem em colaborar”, orgulha –se Celeida.

Sobre o Criança Esperança

O Projeto Criança Esperança é uma iniciativa da Rede Globo em parceria com a Unesco. Tem como objetivo chamar a atenção da opinião pública para a situação da infância e da juventude, expondo ao debate alguns dos principais problemas que atingem crianças, jovens e adolescentes. Todo ano, a campanha mobiliza os brasileiros para doarem recursos, que são aplicados em projetos sociais em todo o Brasil. Em 2012, o Criança Esperança apóia 114projetos, beneficiando mais de 30 mil crianças e adolescentes. Com o conceito “A Esperança é o que nos move”, a campanha Criança Esperança 2012 é dividida em quatro fases -sensibilização, prestação de contas, doação e balanço – e fica no ar até agosto, quando termina o período de doações para o Projeto Criança Esperança.

Mais informações nos sites www.criancaesperanca.com.br   e www.corridaesperanca.com.br

 

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *