Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Detran realiza leilão de veículos em 11 cidades baianas
Para quem quer adquirir um carro ou uma moto, mas não tem dinheiro para comprar em concessionária, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) iniciou na segunda-feira (20), seguindo até o dia 3 de setembro, o leilão de veículos apreendidos em Salvador e nas circunscrições regionais de trânsito (Ciretrans) e não foram retirados pelos donos dentro do prazo estabelecido.
A ação envolve 11 cidades baianas, e o primeiro lote, com 98 veículos, entre motos e carros, foi leiloado em Salvador nesta segunda-feira, no auditório do órgão, na Avenida ACM, Iguatemi.
Os veículos disponíveis para venda foram apreendidos pelo órgão por falta de pagamento de taxas obrigatórias, como IPVA, licenciamento, seguro obrigatório e multas. “Os proprietários têm um prazo de 90 dias para vir ao pátio do Detran e fazer o pagamento de todos os débitos. Mas na maioria das vezes isso não acontece, e após o prazo os carros e motos são leiloados”, explicou o presidente da Comissão de Leilão do Detran-BA, Márcio Albuquerque.
Com a disponibilidade dos veículos para o leilão, não faltam interessados para comprar. “Aqui posso adquirir o carro por um preço mais acessível, porque não tenho condições de comprar veículo seminovo e muito menos novo. Vou abraçar esta oportunidade para levar o meu carro”, afirmou o encarregado de eletricista Leonardo de Souza, 45 anos.
A iniciativa do Detran-BA também é vista como uma oportunidade de negócio para donos de oficina mecânica, que compram sucatas de automóvel para vender as peças ou as ferragens. “Meu interesse é utilizar as peças no meu carro. As que sobrarem irei vender na minha oficina para os meus clientes. É uma economia, porque vou fazer uso das peças e ao mesmo tempo ganharei um dinheiro extra com a venda do restante”, disse o mecânico Antônio Carlos da Silva, 58 anos.
Arrecadação de mais de R$ 1 milhão
Segundo Márcio Albuquerque, a previsão é arrecadar mais de R$ 1 milhão, valor que será utilizado pelo Detran-BA para regularizar a situação dos veículos arrematados. Após a regularização, o automóvel ou a moto já pode voltar para as ruas. Depois de Salvador, o leilão acontece na cidade de Ilhéus (dia 21), Eunápolis (22), Itamaraju (23), Teixeira de Freitas (24), Valença (27), Brumado (28) Vitória da Conquista (29), Itapetinga (30), Jequié (31) e Alagoinhas (3 de setembro). Secom