Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Pinheiro e Pelegrino entre os 100 parlamentares mais influentes, segundo Diap
O Senador Walter Pinheiro (PT-BA) foi incluído na lista dos 100 parlamentares mais influentes de 2012, divulgada hoje (17) pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). A lista dos “Cabeças do Congresso” também inclui outros dois petistas baianos: os deputados Amauri Teixeira, pela categoria articulador, e Nelson Pelegrino, como debatedor.
A habilidade de negociar de Pinheiro, líder do PT e do bloco de Apoio ao Governo no Senado, foi reconhecida mais uma vez, sendo esta a décima quarta vez que o parlamentar figura na lista, sempre se destacando como negociador.
Entre os 100 “Cabeças” do Congresso, há 61 deputados e 39 senadores. O Partido dos Trabalhadores também está na liderança da lista, com quase um terço dos parlamentares eleitos – 28 petistas estão entre os classificados, seguido pelo PMDB, segunda maior bancada, com 16 parlamentares.
Critérios
Na classificação do DIAP, são “Cabeças”, portanto, aqueles operadores – chave do Poder Legislativo cujas preferências, iniciativas, decisões ou vetos – implementados, por meio dos métodos da persuasão, da negociação, da indução ou da não-decisão – prevalecem no processo decisório na Câmara ou no Senado Federal.
Para facilitar a leitura, o DIAP identificou e classificou os parlamentares em cinco categorias, de acordo com suas habilidades, dando destaque à característica principal de cada operador-chave do processo legislativo. As categorias são: a) debatedores; b) articuladores/organizadores; c) formuladores; d) negociadores; e ) formadores de opinião.
A categoria: Negociadores – Em geral líderes partidários, os negociadores são aqueles parlamentares que, investidos de autoridade para firmar e honrar compromissos, sentam-se à mesa de negociação respaldados para tomar decisões. Os negociadores, normalmente parlamentares experientes e respeitados por seus pares, sabedores de seus limites de concessões, procuram previamente conhecer as aspirações e bases de barganha dos interlocutores para estabelecer sua tática de convencimento.
Ainda, segundo os critérios da pesquisa, são atributos indispensáveis ao bom negociador, além da credibilidade, a urbanidade no trato, o controle emocional, a habilidade no uso das palavras, discrição e, sobretudo, capacidade de transigir. É bom negociador aquele parlamentar que, sem abrir mão de suas convicções políticas, respeita a vontade da maioria mantendo coeso seu grupo político.
Participação Feminina
A presença feminina entre os “Cabeças” do Congresso, em termos proporcionais, é inferior à participação da mulher no Legislativo Federal. Enquanto as mulheres representam 15,31% do Congresso (91, sendo 83 deputadas e8 senadoras), na elite do Congresso (Câmara e Senado) elas correspondem a apenas 9% (cinco senadoras e quatro deputadas).
A Pesquisa
http://www.diap.org.br/images/stories/elite_2012.pdf