Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
2004 e 2012! Por Fernando Montalvão
Entre 2004 me 2012 as circunstâncias são diversas. Em 2004 quando Zé Ivaldo apoiou a candidatura de Raimundo ele transferiu votos que foram determinantes para a vitória e naquele pleito concorreu também Vavá Ferraz que obteve mais de 5.000, o que alterou substancialmente o quadro político eleitoral. Além disso, havia o exaurimento do modelo político-administrativo de 16 anos.
Foi divulgado que Gilson Fernandes desistiu de sua candidatura a prefeito para com sua coligação e os Negromontes prestar apoio a candidatura de Sônia Caíres a consolidar o bloco das oposições e fazer frente à candidatura de Anilton Bastos. “A expectativa agora é saber se essa retirada de candidatura vai surtir o efeito que obteve as oposições em 2004”.
A história embora seja cíclica por sua própria dialética não se repete e as circunstâncias de 2004 são diversas das circunstâncias de 2012
Em 2004 Zé Ivaldo era candidato a prefeito e desistiu dela para apoiar Raimundo Caíres que foi eleito e naquela ano Zé Ivaldo e Raimundo Caires vinham de uma mesma base política e com discursos aproximados, de forma que a união de forças não resultou defecções entre seus seguidores, exceto a de Ademar que era o tesoureiro da Campanha de Zé Ivaldo. O ato de apoio de Zé Ivaldo a Raimundo além de transferir votos, causou um reflexo psicológico altamente positivo ao eleitoral que entendia que unidas às oposições venceriam as eleições.
Embora a retirada da candidatura de Zé Ivaldo e o apoio dispensado a Raimundo tenha sido relevante para a vitória de Raimundo Caíres, isso foi muito importante sem que se possa dizer que isso fosse o fator determinante. Naquela eleição se uniu a fome com a vontade de comer. O modelo político-administrativo de 16 anos se exaurira e isso levou ao cansaço e a população exigia mudança. Nos 16 anos iniciados em 1989 e que se prolongou até 31.12.2004 houve uma revolução urbana na cidade, foi melhorada a prestação de serviços e lançados programas que deu certo como o da tilápia, sem que depois disso nada mais fosse oferecido.
Se em 2004 Zé Ivaldo e Raimundo Caíres vinham de uma mesma base política e com discursos assemelhados, agora em 2012 isso não acontece e os autores atuais têm entre si divergências políticas e pessoais, assomando-se ao fato de que em 2004 o modelo político-administrativo já vinha de 16 anos, enquanto agora Anilton vem de um mandato de 04 sem o cansaço do modelo político-administrativo, sem falar que depois das administrações Lula e agora de Dilma por intermédio dos Municípios, o Governo Federal executa inúmeros programas sociais e da saúde que dão outro perfil no diálogo prefeito X comunidade.
O novo eleitor adolescente de Paulo Afonso de 1012 no ano de 2004 tinha apenas 08 anos de idade e hoje não tem a menor ideia da história política de Paulo Afonso e o que se passou em 2004, o mesmo se dizendo em relação aqueles que em 2004 estavam com a idade entre 10 e 14 anos.
“Nas próximas eleições minha impressão é de que oposição dará uma guinada história ou tomará de lapada como a enterrar sonhos e forçar o surgimento de uma futura fênix”.
Paulo Afonso, 12 de setembro de 2012.
Fernando Montalvão. montalvao@montalvao.adv.br
Escrit. Montalvão Advogados Associados.
9 Comments
Penso que em pelo menos um aspecto, as circunstâncias de 2004 e 2012 irão se repetir. Ao retirar sua candidatura em 2004, o ex-prefeito Zé Ivaldo não conseguiu nem mesmo se eleger para vereador em 2008, apesar do apoio do prefeito da época. Ao retirar sua candidatura em 2012, Gilson Fernandes selou para si próprio o mesmo destino.
Quanto ao ex-ministro Negromonte , ao tomar a decisão unilateral de apoiar a candidata de seu desafeto Raimundo Caires, provocou uma forte insatisfação dos candidatos a vereadores da sua base aliada. Como esta decisão também não foi digerida pelos eleitores, vislumbra-se uma derrota humilhante para o ex-ministro e seu grupo nestas eleições com consequências imprevisíveis para as eleições de 2014(deputados).
Matéria perfeita para quem ainda tem alguma dúvida! E o comentário do Eleitor Atento, conclui muito bem! Bom para reflexão!
Vale lembrar Dr. Montalvão que em 2008 com Raimundo Caires na Prefeitura, apoiado pelo PT e PSB, Anilton ganhou a eleição com uma diferença de votos ao seu favor de quase quatro mil votos,e não conta
va com o apoio que tem atualmente, de grande parte do PT e do PDT,
seu partido no momento. Em 2012, Anilton é o prefeito, pode não estar
fazendo na sua opinião uma boa administrção (não é o que pensa uma
boa parte da população,) tem o apoio do PT, através dos deputados Pau
lo Rangel, Josias Gomes, do PMDB, através de Vava Ferraz, do presiden
te da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Marcelo Nilo, do
governador Jackes Wagner e principalmente de mais de sessenta por
cento da população que vota, em Paulo Afonso. Lembram da pesquisa?
Não é porque sou do grupo ,concordo com Dr. Montalvão e vou mudar
o termo vai ser uma grande diferença de votos a vitória do atual prefeito
o povo está reconhecendo seu trabalho,agora no seu novo mandato
tem que sentar ,traçar uma novo modelo de administração ,mais
moderna , mais informatizada e equipe renovado é o desejo do povo,
Dr. Paulo lopis tem sempre umas colocações válidas .Finalizo dizendo que renovar é importante este grupo tem muita gente ,competente não pode se resumir apenas a meia dúzia.
Aquela pesquisa não vale nada Paulo! Paulo Afonso tem mais de 75 mil eleitores e não 400. Além disso o Ascopa não teria aquele dinheiro tdo pra quem tava falindo. O PT não se rebela de jeito nenhum nessa história de apoio a Anilton tem candidatos a vereadores petistas que não utilizam a imagem e nem o nome dele, é claro que a população petista não foi a favor dessa união pois Democratas é inimigo numero 1 do PT e não se uniria se aquele Paulo Rangel estivesse no poder.
PARA O ELEITOR ATENTO: VOCÊ COMETEU UM EQUÍVOCO AO DIZER QUE O DEPUTADO NEGROMONTE TOMOU A DECISÃO DE FORMA UNILATERAL DE APOIAR A CANDIDATA DO PC DO B. MESMO COM A CANDIDATURA DE GILSON VIGENTE, ERA NOTÓRIO QUE VÁRIOS CANDIDATOS A VEREADOR DA MAJORITÁRIA DO PSB E DO PP JÁ ESTAVAM PEDINDO VOTOS PARA SÔNIA CAIRES E PARA NÃO PREJUDICAR AINDA AS OPOSIÇÕES, COUBE A MÁRIO CONSULTAR O SEU GRUPO JUNTO COM GILSON PARA ENTÃO DEFINIR O APOIO DE AMBOS A CANDIDATA DO PC DO B, LEVANDO -SE EM CONTA QUE SÔNIA ESTAVA ATINGINDO MAIOR ACEITAÇÃO EM RELAÇÃO A GILSON, QUE MESMO MOSTRANDO A SUA COMPETÊNCIA O SEU PREPARO PARA SER PREFEITO DURANTE A CAMPANHA, NÃO HOUVE O MERECIDO RECONHECIMENTO DOS ELEITORES E DIANTE DA SITUAÇÃO NÃO RESTOU OUTRA ATITUDE SENÃO A RETIRADA DE SUA CANDIDATURA EM APOIO A SÔNIA.
Para o “Eleitor Consciente” mas muito desinformado. Paulo Afonso
tem realmente mais de setenta e cinco mil eleitores, isto é fato. Em
Paulo Afonso, foram pesquisados quatrocentos eleitores na recen
te pesquisa, registrada no TSE; a Associação Comercial tem verba
suficiente para pagar uma pesquisa e o fez legalmente; O cidadão,
diz que a pesquis não vale nada porque só foram pesquisados qua
trocentas pessoas.Vejamos: O estado de São Paulo o maior e mais habitado do país tem mais de 07 milhões de habitantes, em São
Paulo na mais recente pesquisa divulgada oficialmente, foram pes
quisadas 2002 pessoas e a pesquisa não foi contestada. No Brasil, nunca foi feita uma pesquisa ´politica com mais de 3000 pessoas.
eleitoral .
Ainda para o “eleitor consciente” que também é desinformado: O PT
para apoiar Anilton, reuniu seus filiadso no Hotel SanMarino, pouco
antes do inicio da capanha eleitoral e por maioria aprovou o apoio a
candidatura de Anilton. Tanto é vedade que o PT e o PDT, são coliga
dos tanto na chapa majoritária, quando na chapa proporcional. O PT
também faz parte da coligação proporcional com o PV e PRP, ambos
partidos que apoiam Anilton.
TÔ VENDO QUE TEM MUITOS COMENTARISTAS “PUXAS-SACOS” DO TIPO MÃE DINAH. PESQUISAS DE UM ÓRGÃO QUE APÓIA A SITUAÇÃO NÃO VALE, MEUS NOBRES P.S’s. SOU PETISTA DE CARTEIRINHA, MAS NÃO APOIEI E NÃO APOIO O QUE FOI DECIDIDO. AFINAL, O P.T LOCAL NÃO TEM TANTO RESPALDO POLÍTICO AQUI.