Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
A história e suas epidemias: a convivência do homem com os microorganismos
UJVARI, Stefan Cunha. A história e suas epidemias: a convivência do homem com os microorganismos. Rio de Janeiro: Senac Rio: Senac São Paulo, 2003.328p. Il.
O médico infectologista Stefan Cunha Ujvari, é paulista e faz parte do corpo clínico dos Hospitais Carlos Chagas e Oswaldo Cruz ( ambos em S.Paulo).
Com linguagem clara, objetiva, descreve ao longo do livro, as diversas epidemias que afetaram e afetam a humanidade, desde a invenção da agricultura, aos dias de hoje, seus efeitos e como há a proliferação de vírus e bactérias.
O autor faz um apanhado do surgimento de doenças como varíola, disenteria, peste bubônica, Ebola, etc. Como elas foram transmitidas de um continente a outro. E como a Igreja interferiu (negativamente, na maioria das vezes), para a disseminação de algumas das epidemias citadas. Dando detalhes esclarecedores sobre a transmissão das infecções que não foram consequências de maldiçoes divinas, como antes se acreditava. Além de descrever como foram descobertos os microorganismos e o surgimento das vacinas e dos antibióticos.
Também faz um alerta sobre a globalização que facilitando a locomoção de diversas pessoas por várias fronteiras. Traz risco à população, desde que muitas dessas pessoas levam e trazem consigo os agentes epidêmicos, disseminando-os por todo o globo.
É um livro fascinante não só para médicos, enfermeiros, historiadores, como para todos aqueles que desejam conhecer mais um capítulo da história da humanidade.
Por Marta C. Tavares
7 Comments
Vi a entrevista no Jô Soares, e agora, espero comprar o livro, parece muito bom.
Marta, além de expert na produção de resenhas, tem bom gosto naquilo que recomenda. Parabéns!
Realmente dever ser um belo livro que nos traz importante informações e sobretudo nos conta a história destas pragas disseminadoras que devastão-se e, se espalham pelo mundo microscópico..Parabéns,Marta por esta indicação.
.
Um livro muito bom de ler nesse momento no qual doenças que já foram erradicadas, estão voltando com força.
Marta, fico esperando sua resenha só para ter uma ideia de um novo livro pra ler.Obrigado !!
Resenha clara e concisa sem nenhuma “vírgula” além das necessárias – Você deveria ser escritora oficial de “orelhas” e “contracapas” e orientadora de “abstracts” – tens meu voto !
Excelente resenha. Texto claro, leve,deixa a gente com vontade de ler o livro. Eu já havia lido, mas, na pressa, acabei não fazendo comentário. Acho que essa minha amiga ainda vai vai virar escritora e tenho certeza q vai fazer muito sucesso.