PT diz que PSB tenta enganar eleitores na disputa em Recife

 PT diz que PSB tenta enganar eleitores na disputa em Recife

A campanha do candidato do PT a prefeito de Recife (PE), Humberto Costa, está usando parte da sua propaganda na TV para acusar o adversário Geraldo Julio (PSB) de tentar enganar os eleitores com falsas informações.

“O Geraldo da propaganda quer que você acredite que ele criou, planejou, executou tudo o que há de importante no governo”, diz o apresentador da publicidade petista.

“Na verdade, como secretário, ele tinha a obrigação de acompanhar o andamento dos projetos”, afirma. “Eles aumentam o currículo dele para ficar com o seu voto. Não se deixe enganar.”

O candidato socialista foi secretário estadual de Planejamento e Gestão na atual administração. O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, é seu maior cabo eleitoral.

Pouco conhecido quando foi escolhido candidato, Geraldo Julio nunca havia disputado uma eleição. A estratégia do PSB foi tentar reforçar seu perfil de gestor. As pesquisas apontam hoje o socialista disputando a liderança com o petista.

Exibindo documentos e reportagens, o apresentador do PT lista uma série de obras e programas executados pelo governo estadual em que o oponente é apontado como coordenador ou responsável.

São citados como exemplos o programa de segurança Pacto pela Vida, que reduziu a criminalidade no Estado, a implantação de uma fábrica da Fiat e a construção de três hospitais em Pernambuco.

Após exibir em preto e branco trechos da propaganda adversária que enaltecem Geraldo Julio, a campanha petista rebate as informações e exibe documentos e reportagens como “provas”.

“A verdade está no ‘Diário Oficial’: o coordenador do programa Pacto pela Vida foi o sociólogo José Luiz Raton, hoje assessor da campanha de Geraldo”, diz o apresentador petista.

Sobre a fábrica da Fiat, ele afirma que a montadora só decidiu se instalar no Estado porque o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mudou a legislação automotiva, e quem relatou a medida provisória dessa alteração foi Humberto Costa.

No final, o programa diz que “a propaganda do Geraldo vai dizer que estamos fazendo baixaria”. “Nada disso, estamos apenas repondo a verdade. Baixaria mesmo é enganar o eleitor”, afirma.

Procurada pela Folha, a assessoria da campanha de Geraldo Julio informou que, se houver resposta, ela será dada na propaganda eleitoral do candidato.

A assessoria de Humberto Costa disse que a estratégia de “desconstruir” o discurso do adversário continua sendo avaliada, mas que a tendência é que ela seja mantida nos próximos dias.

Da Folha

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *