Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Apagão pode ter sido provocado por curto-circuito
O apagão que atingiu Paulo Afonso e os estados do Nordeste e parte da região Norte na noite desta quinta-feira, 25, pode ter sido causado por um curto-circuito na linha de transmissão Colinas-Imperatriz, que faz parte da interligação entre os sistemas Sul/Sudeste/Centro-Oeste e Norte/Nordeste, informou nesta sexta-feira, 26, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O problema ocorreu na subestação Colinas, no estado do Tocantins, que resultou no desligamento de oito circuitos de 500 kV a ela conectados.
De acordo com o órgão, o desligamento isolou o sistema Norte/Nordeste do Sistema Interligado Nacional (SIN) e, em seguida, separou os sistemas Norte e Nordeste. Com o isolamento do Nordeste, houve uma queda acentuada de tensão e frequência que provocou o desligamento total das cargas da região.
Apesar da confirmação do curto-circuito, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico se reuniu às 11h desta sexta, em Brasília, para avaliar as consequências do problema. Já a partir das 14h, no Rio de Janeiro, acontece uma reunião técnica entre a ONS e os engenheiros envolvidos, que farão uma análise técnica do problema, a ser encaminhada para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no prazo de 10 a 15 dias.