Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Banda Pauloafonsina, Os Nelsons, participa de feira de música na Europa
Produção baiana será apresentada na maior feira de música da Europa (Banda Pauloafonsina Os Nelsons)
Parabéns aos Nelson por fazerem parte desta coletânea
Coletânea reúne o que há de melhor no cenário musical baiano. Lucas Santtana, Baiana System, Tiganá, Samba Chula de São Braz, entre outras bandas e músicos baianos, participam da coletânea Bahia Music Export 3. O CD é uma produção da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), por meio da Fundação Cultural do Estado (Funceb), e será distribuído entre os dias 17 e 21 de novembro, na 18ª edição da World Music Expo (Womex ), em Thessaloniki Grécia.
Participar de um momento como este significa estar atento à diversidade cultural da Bahia, além de contribuir para o reconhecimento e inserção no mercado internacional da música produzida aqui, afirma a assessora de Relações Internacionais da Secult, Monique Badaró.
Por meio do Programa de Apoio à Promoção Internacional da Música da Bahia (Bahia Music Export), o público da feira – empresários e produtores musicais – poderá conferir o trabalho de grupos e artistas dos mais diferentes estilos e gêneros musicais em destaque no cenário baiano atualmente. A participação do Estado no evento se dá por um estande organizado pela Secult, em parceria com a Brasil, Música e Arte (BM&A), divulgando a música local.
Na ocasião, será distribuído o CD Bahia Music Export Volume 3, coletânea que reúne 17 faixas, com curadoria da jornalista, crítica de música, representante da BM&A no Reino Unido, Jody Gillett. “A Womex representa uma esfera de conhecimento e reconhecimento do trabalho de produtores e artistas. A presença numa coletânea desse tipo abre possibilidade de novos negócios, além de sedimentar ações e dar continuidade a um processo, um trabalho já iniciado”, afirma o empresário sócio da Plataforma de Lançamento e produtor do cantor Dão e do grupo Samba Chula de São Brás, Antônio Uzeda.
O coordenador de Música da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Cássio Nobre, explica que a feira itinerante Womex leva, todos o anos, para a Europa, o que há de mais original e inovador no cenário musical de todo o mundo. “A sua importância para a música é comparada a do Festival de Cannes para o cinema”, comenta. Segundo ele, a Womex caracteriza-se como um feira de negócios e oportunidades, destinada ao mercado da indústria da música internacional.
Bahia Music Export
O Bahia Music Export faz parte de uma proposta maior da Secult, denominada Programa de Mobilidade Artística e Cultural, que tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e a inserção nacional e internacional do setor cultural da Bahia, não só na música, mas no teatro, cinema, literatura e outras diversas manifestações artístico-culturais.
Por meio da iniciativa, são realizadas ações como chamadas públicas e editais anuais, promoção comercial e de fortalecimento da cadeia produtiva, de capacitação e pesquisa, e promoção da mobilidade artística e cultural, com a participação de artistas em festivais e realização de turnês.
Somente este ano o governo reservou R$ 500 mil para a realização de novos projetos. Em julho deste ano também será realizado o Encounters, que apresenta o trabalho de artistas e produtores musicais locais para compradores de música e jornalistas do exterior, dando artistas a oportunidade de iniciar um plano de carreira internacional.
Andréia Carmo
andreia.carmo@cultura.ba.gov.br