Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Curso planeja a redução da mortalidade infantil
A Secretaria Municipal de Saúde está promovendo um curso de prevenção da mortalidade materno-infantil com ações de orientação e esclarecimento do público alvo, que são as mulheres em idade fértil e familiares. O evento será nesta quarta-feira (31) no auditório do HNAS, no horário das 8h às 14h. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), morte materna é aquela causada por problemas relacionados à gravidez, ao parto ou ocorrida até 42 dias depois do parto.
É considerado aceitável o índice de 20 mortes maternas para cada cem mil recém-nascidos; entre 20 e 49 mortes o índice é considerado médio; entre 50 e 149 mortes, é alto e, acima de 150, muito alto. No Brasil, a taxa oficial de mortalidade materna é de 75 para cada cem mil recém-nascidos, sendo, portanto, um índice alto. A meta da Secretaria Municipal de Saúde com a aplicação do curso é a redução anual de 5% da mortalidade materna e neonatal para atingir os índices aceitáveis pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a médio e longo prazo.
O curso terá a participação do secretário de Saúde, Kleylson Barbosa de Siqueira e gestores que atuam no HMPA, além das demais unidades de saúde que oferecem atendimento à gestante e ao recém-nascido no Município. “A proposta da Prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde é de orientar o público sobre os fatores de risco que contribuem para os óbitos maternos, conscientizando as gestantes para o cuidado e a importância do pré-natal”, reforçou Kleylson. Fonte: ASCOM