Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Estado e Município na luta contra a mortalidade infantil
A Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria de Saúde, está empenhada em seguir a meta estipulada pelo Governo do Estado da Bahia/Diretoria de Atenção Básica (DAB) para a redução da mortalidade infantil. Para o Município alcançar este objetivo, algumas medidas estão sendo tomadas pela Prefeitura, como por exemplo, melhorar a gestão nas unidades de Saúde e implantação do atendimento às gestantes de alto risco.
Há uma instabilidade nos casos de mortalidade infantil, segundo dados apresentados na manhã desta quarta-feira (31), durante a abertura do curso de mortalidade infantil, no auditorio do HNAS. Segundo informações, houve um levantamento entre 2009 e 2012 parcial revelou que o índice de mortalidade infantil no Município está em torno de 29%. O objetivo deste primeiro momento é reduzir em pelo menos 5% esta taxa, explicou a enfermeira Nadja Santos.
“Para isso, algumas atitudes foram tomadas pela Prefeitura”, salientou Nadja. “Com o trabalho preventivo, ou seja, as gestantes realizando corretamente o pré-natal, iremos também reduzir esses números”, lembrou a enfermeira. Para 2013 o prefeito Anilton Bastos vai adotar medidas, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Referência da Mulher, no sentido de ampliar as ações conjuntas com outros órgãos da Administração Municipal, para fazer um trabalho de conscientização contra a gravidez na adolescência. Ao mesmo tempo, o Programa deverá avançar com a orientação sobre o planejamento familiar, a fim de evitar os casos de gravidez indesejada ou de risco, entre muitas outras iniciativas, que incluirão até mesmo o tratamento contra a depressão pós-parto.
Luiz Brito – ASCOM