Graça Pimenta apoia combate ao câncer de mama

 Graça Pimenta apoia combate ao câncer de mama

Movimento internacional “Outubro Rosa” chama a atenção da sociedade

A cor rosa está predominando em diversos monumentos brasileiros. A ação faz parte do movimento internacional Outubro Rosa, que busca chamar a atenção da sociedade sobre a campanha de prevenção ao câncer de mama e, consequentemente, a importância da realização do exame periódico de mamografia para mulheres com mais de 40 anos.

Como profissional de saúde e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL), a deputada estadual Graça Pimenta (PR) destaca a importância da iniciativa. “Dados apontam que o câncer de mama é a segunda doença mais frequente entre as mulheres. As ações preventivas são fundamentais no combate a diversas doenças, a exemplo deste tipo de câncer. A procura por um médico especialista e a realização da mamografia são atitudes essenciais para um diagnóstico preciso. Quando o câncer de mama é identificado de forma precoce, a mulher tem maiores chances de cura. Por isso a necessidade de alertá-las”,declara a parlamentar.

Os dados citados são do Instituto Nacional de Câncer (Inca), que apontam que o câncer de mama é o segundo mais frequente em todo o mundo e o mais comum entre as mulheres. No Brasil, apenas neste ano, estão previstos mais de 52 mil novos casos da doença.Os dados indicam ainda que, na Bahia, serão registrados 2.920 novos casos;deste número, 810 são em Salvador.

Na capital baiana,três monumentos estão iluminados com a cor rosa em celebração ao movimento mundial: o Elevador Lacerda, as esculturas das Gordinhas, localizadas no bairro de Ondina, e o Cristo, situado na Barra. Os monumentos ficarão iluminados até o dia 31 de outubro. Salvador aderiu ao movimento mundial desde 2008 junto com outras cidades brasileiras.

Criado na década de 1990, nos Estados Unidos, o Outubro Rosa pretende conscientizar a população a respeito do assunto. A iniciativa é comemorada de diferentes formas ao redor do mundo por governos, empresas e terceiro setor. O nome do movimento internacional refere-se à cor do laço, símbolo mundial da luta contra o câncer de mama.

Assessoria Graça Pimenta

assessoria@gracapimenta.com.br

 

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *