Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Homenagem póstuma a Adauto Pereira de Souza
As homenagens póstuma a Adauto Pereira aconteceu na praça onde está erguido um busto em sua memória. O Idealizador da solenidade foi o cunhado de Adauto Pereira, o advogado Antonio Martins
A Praça Adauto Pereira de Souza localizada próxima a Igreja Catedral, onde esta erguido um busto em memória do político e advogado Adauto Pereira, foi palco na segunda-feira 1º de outubro de uma solenidade em homenagem aos 30 anos do falecimento do advogado. Idealizada pelo cunhado de Adauto, o advogado Antonio Martins, convidou e reuniu advogados, amigos, autoridades e familiares, que prestigiaram a iniciativa de Martins em homenagear o ilustre político Adauto Pereira. A todos que estavam presentes Antonio Martins frisou durante seu pronunciamento que a solenidade não tinha nenhum cunho político partidário.
Durante o evento, alguns dos presentes renderam homenagens póstumas e relembraram fatos e passagens políticas e profissional, que marcaram a vida de Adauto Pereira em Salvador, Paulo Afonso e na região. “Hoje, depois de 30 anos de morte de Adauto, estar aqui nesta praça pra homenageá-lo, para relembrar atitudes e manifestações de Adauto, nos deixa muito orgulhoso e principalmente porque convivi com ele na política e profissionalmente, e, em especial para nós que somos da mesma família”. Comentou ao PANotícias Antonio Martins.
O Juiz Eleitoral Rosalino Dos Santos Almeida, entre outras autoridades e amigo de Adauto Pereira, discursaram durante a homenagem.
O Juiz Eleitoral Rosalino dos Santos Almeida disse que se Adauto Pereira estivesse vivo seria o governador da Bahia, pela sua liderança política e o grande homem público que foi. Já o compadre e ex secretário do governo Paulo de Deus, Euclides Ribeiro, falou que a perda de Adauto Pereira para a Bahia em especial Paulo Afonso foi irreparável, pois era um líder que defendida com sua vida as ideias que propagava.
O advogado e articulador político Antônio Martins, cunhado de Adauto Pereira de Souza, durante sua fala disse; “Se não realizasse essa homenagem a Adauto seria um covarde e cometeria um crime irreparável com a pessoa do grande político e ser humano dotado de todas as qualidades inerentes aos grandes lideres capaz de fomentar e transformar Paulo Afonso e a Bahia, mais que lamentavelmente foi impedido de concretizar os seus sonhos políticos”, finalizou Antônio Martins.
A trajetória política de Adauto Pereira de Souza começou a ser traçada ainda nos idos de 1957 quando o Distrito de Paulo Afonso buscava a sua independência e os políticos locais estavam em ebulição com os olhos na Prefeitura de Paulo Afonso, tão logo o Município fosse emancipado de Glória. Em campanha para Deputado Estadual morreu em acidente de helicóptero que levava outros candidatos, entre eles Clériston Andrade, candidato ao governo da Bahia, apoiado por Antônio Carlos Magalhães.
Com Marcelo França // RBN
4 Comments
Homenagem muito importante pois Paulo Afonso seria mais importante tanto no cenário politico e econômico do que é se o saudoso Adauto n tivesse perdido a vida no trágico acidente de helicóptero junto com os demais candidatos em 1982 ……. parabéns Dr. Antonio e aos demais presentes pela justa homenagem ………
Não pude comparecer por motivos particulares, mas, rendo minhas
homehagens ao grande líder político e brilhante advogado que foi o
Dr. Adauto Pereira de Souza, com quem convivi em Paulo Afonso co
mo adversário político, porém, particularmente atuei com ele duran
te muito tempo quando exercia o cargo de Escrivão dos Feitos Cri
minais, do Juri, das Execuções Penais, da Fazenda Pública e de Menores da Comarca de Paulo Afonso, onde atueia durante trinta e
três anos, como servidor do Poder Judiciário da Bahia, hoje, graças
ao GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, aposentado.
Justa homenagem aquele que fora um grande homem publico Dr Adauto Pereira. Falar do Dr. Adauto Pereira e só voltar ao passado e rebuscar as paginas do tempo. Porem falar para o Dr Adauto no meu entender so o brilhante Advogado amigo e companheiro de grandes jornadas Dr Antonio Martins que por sinal e cria do próprio homenageado. Finalizo Dr Antonio parabenizando-lhe pela brilhante iniciativa dizendo que hoje os tempos são outro. Um abraço caro amigo.
MORO EM SAO PAULO, DESDE 1958, HOJE ESTOU COM 64 ANOS E NAQUELES TEMPOS , MEU VELHO PAI, HOJE COM 87 ANOS ME CONTAVA QUE TINHA EM PAULO AFONSO UM PARENTE DA FAMILIA, QUE ERA PREFEITO E UM SENHOR ADVOGADO, E DIZIA -ME O NOME DELE E ADAUTO PEREIRA DE SOUZA, , E MINHA FALECIDA MAE, CONTAVA-ME, ELE E MEU PRIMO, E EU ACREDITEI, PÓRQUE MINHA MAE CHAMAVA-SE
MAURA PEREIRA DE SOUZA FILHA DE INOCENCIA PEREIRA DE SOUZA , MEU REGISTRO DE NASCIMENTO E DE PAULO AFONSO HOJE SINTO MUITO ORGULHO DE TER NASCIDO NESTA CIDADE E TER COMO PARENTE UM HOMEM ILUSTRE, COMO FOI E SERA SEMPRE., OBRIGADO PELA ATENCAO, MAURICIO G. DE SOUZA, UM PEDACINHO DA FAMILIA PEREIRA EM SAO PAULO.